De 2005 a 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos anos iniciais do ensino fundamental, o desempenho representou 63,7% do Ideb e a aprovação, 36,3%. Nos anos finais do ensino fundamental, o desempenho representou 53,9% e no ensino médio, 56,9%.
;Constatamos um aumento no Ideb ao longo desses anos, mas queríamos ver se esse aumento se deu por causa do fluxo [aprovação] ou se foi o aprendizado que aumentou. Ficamos muito felizes com esse resultado. Significa que os alunos estão aprendendo mais;, diz o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.
Em termos de pontuação, as notas aumentaram. De 2005 a 2011, houve um aumento de 27,2 pontos em matemática para os anos iniciais do ensino fundamental; 13,3 na disciplina nos anos finais e 3,5 no ensino médio. Em português, houve um aumento de 18,3 nos anos iniciais do ensino fundamental e 13,4 nos anos finais. No ensino médio, o aumento das notas em português foi 11 pontos no período.
;Com base em uma escala, sabemos, de acordo com a nota, o conhecimento que é dominado pelos estudantes. Nos anos iniciais do ensino fundamental, isso significa que os alunos têm quase um ano e meio, dois anos a mais do conhecimento esperado para o período;, diz Costa. Ele acrescenta que mesmo no ensino médio, onde estão ;os maiores desafios;, observa-se um aumento.
Com os números, as metas para o Ideb foram atingidas para o período. ;Temos grandes desafios. O fato de termos alcançado as metas, não implica em não termos desafios, sobretudo no ensino médio;, diz o presidente do Inep.
Em relação ao cumprimento das metas do Todos pela Educação (TPE),(6), Luiz Cláudio Costa diz que o governo tem metas oficiais "definidas cientificamente e em conformidade com o que o país busca. E, de acordo com essas metas, o país mostra avanço ano a ano;. Segundo Costa, no que diz respeito ao desempenho dos alunos em português e matemática, as metas foram atingidas.