O site infantil da Câmara dos Deputados está de cara nova. A partir de agora, a cada mês, o vai se dedicar a um tema diferente. E o assunto escolhido para estrear este novo visual foi o direito dos animais.
Passatempos, reportagens, histórias em quadrinhos, tira-dúvidas, enquete, dicas. Essas são algumas das ferramentas utilizadas para divertir e, ao mesmo tempo, ensinar a criançada sobre a importância do respeito aos animais.
O site também mostra a meninos e meninas como a Câmara dos Deputados aborda essa questão, a partir de projetos de lei e da atuação de alguns parlamentares dedicados à causa, como explica a coordenadora do Plenarinho, Ana Cláudia Lustosa. "Com a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, a gente viu uma oportunidade de falar de coisas importantes: explicar o que é frente parlamentar e por que no Congresso os deputados se mobilizam em frente parlamentares para defenderem direitos específicos de públicos específicos. Falar sobre direitos. As crianças gostam dos animais, é um tema um pouco mais simples do que direitos humanos. Além disso, os animais têm sempre um apelo, são atração para crianças."
A ideia de se ter um tema como foco começou a sair do papel em fevereiro, quando o Plenarinho trouxe vários produtos relacionados à Mesa Diretora e ao funcionamento da Câmara dos Deputados. A abordagem aproveitou o momento em que o Congresso retornava do recesso parlamentar e elegia, na Câmara e no Senado, presidentes, vices e secretários.
Segundo Ana Cláudia Lustosa, o objetivo das mudanças é aproximar, cada vez mais, as crianças da política. "As novidades são nossa tentativa de transformar o que já se faz no portal em um produto realmente educativo, que cumpre o papel de educar para a política, a democracia, de ensinar o que é o Parlamento."
Planejamento A partir da definição do tema do mês, a equipe do site vai ao encontro das crianças nas escolas e outros espaços públicos para saber o que elas têm a falar sobre o assunto. As experiências e opiniões coletadas vão guiar a produção de conteúdo. Por isso, nem bem um assunto entra no ar, o site já inicia o planejamento do próximo.
Em abril, o tema será comunicação e direitos da infância. Como o novo site está estruturado em mosaico, produtos anteriores saem do destaque, mas permanecem acessíveis.
O Plenarinho está no ar desde 2004. Além da página na internet, o projeto desenvolve uma série de atividades em parceria com escolas, como o , que uma vez por ano traz ao Plenário da Câmara crianças de todo País para atuarem como se fossem deputados.