Ensino_EducacaoBasica

Movimentos de juventude fazem manifestação na Esplanada nesta terça (2)

Entre as reivindicações, está a destinação de 10% do PIB para educação. Concentração será em frente ao Museu Nacional

postado em 01/04/2013 16:44
Estudantes e representantes de movimentos sociais pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres, dos homossexuais, entre outros, vão se reunir nesta terça-feira (2/4), em Brasília. O encontro faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira, que já passou por São Paulo, Fortaleza, Manaus, Curitiba e deve chegar a outras capitais até o fim de abril.

A concentração será a partir das 9h, em frente ao Museu Nacional da República. Mais de 40 movimentos de juventude ocuparão a Esplanada dos Ministérios com intervenções artísticas denunciando os problemas da educação pública, da juventude negra, o machismo e o racismo. O objetivo é caminhar até o Congresso Nacional e, depois, entregar à presidenta Dilma Rousseff uma carta com as reivindicações da juventude brasileira.

Durante a passeata, os grupos, entidades e organizações que compõem a Jornada de Lutas vão passar por diversos ministérios para reforçar as pautas da manifestação. Entre os grandes consensos dos movimento está a necessidade de investimento na área da educação pública, com a destinação de 10% do PIB, 50% do fundo social do pré-sal e 100% dos royalties do petróleo exclusivamente para o setor. Em frente ao Ministério do Planejamento, ocorrerá um ato em defesa dessa medida.

Confira o roteiro da jornada

> Pela reforma agrária
Em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário
> Pelos 10% do PIB pra Educação
Em frente ao Ministério do Planejamento
> Contra o avanço do Agronegócio
Em frente ao Ministério da Agricultura
> Pelos 2% do PIB para o investimento na Ciência e na Tecnologia
Em frente ao Ministério da Ciência e Tecnologia
> Pelo trabalho decente pra juventude
Em frente ao Ministério do Trabalho.
> Pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos das jovens mulheres
Em frente ao Ministério da Saúde
> Ato nacional em defesa dos Direitos Humanos
Em frente ao Congresso Nacional

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação