A capacitação será feita em dois cursos que serão abertos na próxima segunda-feira (15/4), às 9h, na sede da ABL, pela presidenta da Academia, Ana Maria Machado. As aulas serão ministradas até agosto pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entidade com a qual a ABL assinou convênio no último dia 8.
Os auxiliares de bibliotecas do Sesi, que farão o curso, foram selecionados nas próprias comunidades: Providência, Andaraí, Cidade de Deus, Formiga, Macacos, Morro Azul, Tabajaras, Santa Marta, São Carlos, Borel e Fazendinha. Para eles, a ênfase será nos autores da literatura infantil brasileira. Já para os que atuam nas bibliotecas do Senai, voltadas para os jovens, o foco será nos temas universais da literatura.
Segundo a presidenta da ABL, a instituição tem aberto suas portas para a valorização da literatura e para a formação de leitores. ;Pretendemos com esses cursos contribuir para a qualificação profissional dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, como mediadores de leitura e de literatura para as crianças e jovens brasileiros;, disse Ana Maria Machado.
De acordo com a ABL, serão 80 horas de aulas em cada um dos cursos, incluindo uma visita ao 15; Salão da FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, previsto para junho, no Rio de Janeiro. Nos cursos será aplicado o conhecimento adquirido pela FNLIJ em sete anos de preparação de professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
No primeiro, voltado para os profissionais de bibliotecas do Sesi e das comunidades pacificadas, serão estudadas as obras de nove escritores de literatura infantil brasileira, entre eles Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, Lygia Bojunga e Sylvia Orthof. No segundo, os profissionais das bibliotecas do Senai receberão orientações sobre temas literários que interessam aos jovens.