Ensino_EducacaoBasica

CE vota projeto que torna orientação vocacional obrigatória

postado em 12/04/2013 17:38

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) examina na próxima terça-feira (16), em reunião marcada para as 11h, projeto de lei (PLS 228/2012) estabelecendo que a partir do último ano do ensino fundamental os alunos contarão, obrigatoriamente, com orientação vocacional oferecida por profissionais especializados, para subsidiá-los na escolha de cursos profissionais no ensino médio e na educação superior.

De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O relator da matéria na CE, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou voto favorável à aprovação, com emenda que ampliou seu alcance. O projeto será votado na CE em decisão terminativa, Em sua justificativa, Cyro Miranda manifesta sua expectativa de que tais inovações possam contribuir para ampliar as oportunidades de inserção de jovens no mundo do trabalho, conferindo maior qualidade ao ensino médio.

;Esperamos também que a medida tenha reflexo na própria educação superior, onde servirá à redução de vagas desperdiçadas em razão de escolhas equivocadas;, argumenta o senador.

Fies

A CE vota ainda, em decisão terminativa, o projeto de lei (PLS 124/2007) que concede desconto em financiamentos contratados com recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), nos casos em que os estudantes tiverem quitado 75% das prestações sem atrasos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação