postado em 24/04/2013 11:27

O objetivo do encontro é apresentar ações e programas do MEC voltados para as escolas do campo. ;Queremos formar um grupo de trabalho com esses gestores que administram redes com essas características;, salientou a secretária da Secadi, Macaé Evaristo. ;Entendemos que elas têm especificidades e, por isso, precisamos trabalhar de forma mais próxima.;
Segundo Macaé, muitos gestores estão assumindo as secretarias municipais de educação este ano. Portanto, é necessário estreitar o diálogo. ;O MEC atua na educação básica dentro de um pacto federativo. É muito importante que os sistemas de ensino tenham total compreensão dos mecanismos que o MEC utiliza para apoio ao sistema de ensino;, pontuou. ;Muitas vezes, esses são os municípios que têm mais dificuldade no acesso a políticas públicas.;
O Programa Nacional de Educação do Campo (), lançado em 2011, tem modificado a realidade das regiões rurais, O país tem hoje 73.483 instituições de ensino municipais e estaduais no campo, das quais 1.856 quilombolas, 2.823 indígenas. As demais 68.804 são escolas rurais ou unidades em assentamentos.
Integral ; Entre as iniciativas a serem apresentadas aos secretários nos dois dias de encontro estão a formação de professores no campo, a distribuição de computadores e a ampliação do número de escolas em tempo integral. O programa Mais Educação atingiu a meta de 10 mil escolas no campo. A educação em tempo integral contempla mais de 32 mil instituições de ensino da rede pública. A adesão das escolas pré-selecionadas pelo programa deve ser feita até 30 de abril pelo Sistema de Monitoramento Execução e Controle do MEC ().
O Mais Educação foi instituído pela , de 24 de abril de 2007, e regulamentado pelo , de 27 de janeiro de 2010.
Para professores interessados em cursos de licenciatura, o Pronacampo lançará edital em breve. Estão previstas 43 turmas em 31 universidades federais. A meta é formar mais 4.865 professores no campo.