Ensino_EducacaoBasica

O mundo é uma escola

A frase do Profeta Gentileza serve de tema para a segunda edição do Mapa Gentil, projeto educativo que oferece oficinas artísticas, aulas para professores, intervenções no centro de Taguatinga e consciência urbana

postado em 22/05/2013 18:00
O estudante Lucas Rodrigues, de 19 anos, é um ex-pichador que descobriu talentos frequentando as aulas de estêncilAs luvas na mão e a habilidade com o desenho e o spray denunciam Lucas Rodrigues, de 19 anos. O estudante é um ex-pichador, que, aos 14, começou a percorrer as ruas da Vila Telebrasília, onde mora, para escrever clandestinamente nos muros. Hoje, longe das provocações entre as gangues, ele não esquece a semana em que passou detido no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), após ser pego por um policial.

A rotina sofreu uma reviravolta, e o jovem descobriu o lado artístico das intervenções urbanas. Na manhã de ontem, ele pôde colocar o conhecimento em prática durante a oficina de estêncil com alunos do Centro de Ensino Médio EIT (Cemeit), de Taguatinga. O curso, de seis dias, faz parte do projeto Mapa Gentil, idealizado pela artista plástica Janaína André. Além das lições sobre o grafite, lecionadas pela também artista plástica Juliana Borgê, haverá turmas de criação de personagens, palavra e poesia, instalações e arte urbana ; todos com vagas disponíveis. ;A pichação leva à violência, ao contrário do grafite. Se eu grafito em lugares rivais, eles vão me respeitar. Existe uma troca, é uma paz;, descreve Rodrigues.

A instrutora Juliana Borgê e os alunos deixam muros mais coloridosO programa educativo existe desde o ano passado, quando a proposta era intervir em espaços públicos de Taguatinga, de Ceilândia, de Samambaia e do Riacho Fundo. Artistas e estudantes do Cemeit fizeram trabalhos de estêncil, grafite, pintura, lambe-lambe e adesivos em 63 pontos diferentes das regiões administrativas apontados em um mapa.

Janaína ressalta que, neste ano, o tema é O mundo é uma escola ; frase do poeta urbano Gentileza, morto em 1996 e conhecido por fazer inscrições sob um viaduto na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro ;, e as intervenções estão restritas ao centro de Taguatinga. Dividida em etapas, a iniciativa prevê a preparação dos professores; o uso de jogos de baralho, tabuleiro e cartografia em sala de aula sobre arte urbana e a filosofia do poeta; oficinas teóricas e práticas com os alunos; e, por último, visitas às intervenções. A primeira e a segunda fase já ocorreram, a terceira está em andamento e a quarta será em setembro, quando o novo mapa estiver pronto.

Escolas interessadas em percorrer o roteiro cultural deverão entrar em contato com a direção do projeto por e-mail ou acompanhar as informações nas redes sociais (veja Participe). As visitas serão guiadas, e os instrutores explicam os dois lados do trabalho: as técnicas artísticas e a filosofia gentil. Segundo Janaína, a intenção é fazer com que o projeto seja implantado em outros centros de ensino público do DF.

Grafite

Além de Lucas, dois exemplos de sucesso são Rafael Marques e Rafaella Côrtes, ambos de 16 anos. Os estudantes do 2; ano participaram do Mapa Gentil no ano passado e tornaram-se estagiários da equipe de Janaína. Eles alimentam o canal do Youtube, do Instagram, do Twitter e do Facebook com vídeos, fotos e notícias.

Além de entrarem em contato com um universo até então distante, descobriram novos talentos. Durante as três horas e meia que passaram na sala de artes cênicas do colégio, na manhã de ontem, os adolescentes do Cemeit aprenderam a história e a técnica do estêncil. Eles saíram da escola para colorir muros, postes e a parede externa de uma banca de revista. ;Antes, eu desenhava o que conseguia e, em três aulas, eu melhorei. Tinha visto nas ruas, mas não sabia como fazer nem que era tão elaborado;, confessa Thamires Alves, de 15 anos.

São no total 20 vagas para cada uma das cinco oficinas: 15 para os estudantes e cinco para a comunidade. Na segunda quinzena de junho, haverá o encerramento da turma de estêncil, e os participantes poderão grafitar o muro da escola.

Para Lana Guimarães, trata-se de um programa pioneiro, capaz de reunir educação, arte e turismo. Ela cita os becos de São Paulo, que se tornaram pontos turísticos devido às intervenções urbanas, como inspiração para o Mapa Gentil. ;É o primeiro roteiro para ser percorrido a pé no DF. A proposta é olhar para a cidade que habitamos. Trabalhamos não só a gentileza para fortalecer laços, mas também os problemas sociais e os patrimônios;, argumenta Lana.


Participe
Ainda há vagas para as cinco oficinas do Mapa Gentil. São 20 alunos em cada uma delas (15 estudantes do Cemeit e cinco da comunidade). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail programaeducativo@mapagentil.com.
br e pelo site www.mapagentil.com.br. As escolas interessadas em percorrer o circuito cultural em setembro devem se inscrever para as visitas guiadas. Algumas oficinas começaram, e outras estão previstas para o segundo semestre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação