Ensino_EducacaoBasica

Abertas inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa

postado em 18/07/2013 13:50

A partir desta quinta-feira, 18, estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português, residentes no Brasil e no exterior, podem se inscrever no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.


As inscrições para o Celpe-Bras vão até as 23h59 (Brasília) do dia 13 de agosto próximo. As provas serão aplicadas entre 22 e 24 de outubro deste ano.


Podem se inscrever participantes que, na data de realização do exame, tiverem no mínimo 16 anos completos, e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato poderá selecionar o país e o posto aplicador onde realizará o exame.


A prova é composta de avaliações orais e escritas. Na parte escrita haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita e duas que integram leitura e produção escrita. Já a avaliação oral será uma atividade de interação face a face, com duração de vinte minutos ; o candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.
Desempenho ; De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário. Entre 2,76 e 3,5 a certificação ocorre como intermediário superior. O nível avançado de proficiência requer uma pontuação entre 3,51 e 4,25. Já aqueles que desejam certificar-se como avançado superior precisarão ter entre 4,26 e 5 pontos. Quem obtiver menos de 2 pontos não será certificado.

O , do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sobre a segunda edição deste ano do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18, seção 3, páginas 66 a 68.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação