Ensino_EducacaoBasica

Estudantes universitários aprovam três projetos em simulação na Câmara

postado em 26/07/2013 19:31
Entre as propostas que receberam voto favorável dos estudantes está a que descriminaliza o plantio, o comércio e o uso da maconha e dos produtos derivados dela.

Entre os dias 23 e 26 de julho, 130 universitários de São Paulo, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Distrito Federal simularam o trabalho de um parlamentar de verdade durante o Politeia, projeto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Câmara. Os estudantes analisaram 140 proposições e, ao final do encontro, aprovaram 3 delas em Plenário.

A proposta mais polêmica aprovada é que a descriminaliza o plantio, o comércio e o uso da maconha e dos produtos derivados dela. Foram 62 votos a favor, 7 contra e 1 abstenção.

A estudante de Direito Isabela Patriota, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, simulou ser uma deputada do PT no Politeia. Ela votou a favor da proposta. "Países que já permitiram o uso da maconha começaram pelo passo da descriminalização e, depois, assumiram a postura de permitir o uso regulamentado, com a maconha devidamente limpa, com substâncias que possivelmente são mais psicotrópicas reduzidas. [Nesses países] o uso diminuiu e não houve um dano considerável para a sociedade", disse Isabela.

Já o estudante de Direito Gabriel dos Santos, da Unip de Campinas, votou contra o projeto. Gabriel, cujo nome parlamentar foi Gabriel Monarquista, representou o PP. Ele e outros deputados do Politeia usaram manobras regimentais para tentar impedir a votação da matéria. "A orientação para o pessoal que foi contra o projeto era para obstruir a votação, para tentar derrubar o quórum, porque aí a gente conseguiria rejeitar o projeto. A gente tentou se utilizar de uma manobra regimental, não tivemos sucesso;, disse.

Ao pedir a rejeição do projeto, Gabriel dos Santos afirmou que a maconha é a porta de entrada para outras drogas. ;Existem, inclusive, estudos que apontam a maconha como causadora de câncer de testículo e outros cânceres. Eu, particularmente, não veria esse projeto com maus olhos se ele falasse apenas da maconha como uso medicinal. Mas, da forma com que ele foi elaborado, o voto tinha que ser contrário."

Invasão de terras e orgânicos
Os estudantes também aprovaram projeto que cria a Política Nacional de Combate às Invasões de Terra. O objetivo é tentar impedir ações criminosas contra as propriedades rurais e punir os responsáveis por invasões de terras.

O outro projeto aprovado exige que 10% dos alimentos a serem comprados pelas escolas com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação sejam provenientes da agricultura orgânica.

Atuação parlamentar
Jovens que atuaram no projeto Politeia afirmaram que a visão sobre o trabalho dos parlamentares muda depois de participarem da simulação.

Eleito pela segunda vez como presidente da Câmara dos Deputados do Politeia, o estudante de Ciência Política da Unb André Tadeu Moreira, de 22 anos, representou o PSDB no evento. Para ele, o projeto diminui o preconceito que existe em relação aos parlamentares.

"A principal lição é que a vida de deputado não é fácil, igual ao que a gente imagina que seja: trabalha três dias por semana só, que não faz nada na Câmara ; mas não é. Tem tanta coisa. Você fica correndo de um lado para o outro o tempo inteiro, tem muito projeto passando em várias comissões. Por mais que você seja membro de uma comissão, você tem interesse em outros projetos, então é uma correria. Fora as demandas que os deputados têm que ouvir das suas bases eleitorais", disse André Moreira.

A relações públicas Déborah Achcar, chefe do Serviço de Programas Institucionais e Relacionamento com a Comunidade da Câmara, espera que, no próximo Politeia, a Câmara possa custear a vinda de pelo menos um estudante de cada estado, para haver uma representatividade maior. Os jovens que participaram desta edição do projeto bancaram as suas despesas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação