Ensino_EducacaoBasica

Escolas e estudantes preparam projetos para 4ª Conferência

postado em 01/10/2013 18:26
As 27 unidades da Federação realizam este mês as conferências estaduais, última etapa preparatória para a 4; Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ; vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis. O evento será realizado de 23 a 28 de novembro, em Luziânia, Goiás. Participam dos encontros estaduais estudantes eleitos em 16,9 mil escolas que criaram projetos de educação ambiental dentro do tema da 4; Conferência.

As primeiras conferências serão realizadas em Mato Grosso, nos dias 7 e 8 de outubro, e em Alagoas e Minas Gerais, nos dias 9 e 10. A maior parte das secretarias estaduais de educação, no entanto, programou os eventos para os últimos dez dias de outubro. O calendário será fechado pela Paraíba em 1; de novembro.

Será responsabilidade dos encontros nos estados escolher os projetos que serão levados ao evento nacional e eleger delegados que representarão as escolas de cada unidade da Federação. A 4; Conferência terá 671 delegados estudantis, sendo 659 eleitos nos 27 eventos estaduais e 12 alunos que representam a diversidade. Mesmo que alunos indígenas, quilombolas e ribeirinhos do sexto ao nono ano do ensino fundamental não tenham participado da etapa escolar, o regulamento da conferência assegura a representação deles. Além dos alunos, coordenadores dos estados, professores, oficineiros, técnicos dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente estarão presentes na etapa nacional.

Clélia Brandão, diretora de políticas de educação em direitos humanos e cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, diz que a conferência é um momento importante do processo de educação ambiental que envolve a escola toda ; estudantes, educadores e a comunidade. ;Não é um fato isolado, mas um processo de formação de lideranças em educação ambiental;, explica.

Ao final da conferência, segundo Clélia, as ações e projetos criados pelas escolas terão continuidade. Em 2013, dez mil escolas de 310 municípios com vulnerabilidade ambiental receberão verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola ; PDDE Escolas Sustentáveis, para concretizar os projetos.

O coordenador de educação ambiental da Secadi, José Vicente de Freitas, explica os critérios adotados para a escolha das dez mil escolas que receberão recursos em 2013: unidades localizadas em áreas de risco ambiental (deslizamentos, enchentes), que participaram de edições anteriores da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que têm professores com formação na área e que têm estruturada a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com Vida). Em 2014, segundo o coordenador, o PDDE Escolas Sustentáveis será ampliado para mais escolas e mais municípios.

Trajetória
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4; Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ; Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da conferência, em 2003, contou com 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação