Ensino_EducacaoBasica

Estudantes vão vivenciar a rotina de um deputado na próxima semana

Três alunos do ensino fundamental virão para Brasília defender os projetos de lei propostos na 8ª edição do Câmara Mirim

postado em 16/10/2013 20:03
Maila (esq.) e Ana Clara (dir.) tiveram os projetos selecionados e virão para Brasília para participar da 8ª edição do Câmara Mirim Na próxima terça-feira (22/10) ocorrerá a 8; edição do Câmara Mirim, programa da Câmara dos Deputados.Três projetos de lei elaborados por crianças do 5; ao 9; ano do ensino fundamental foram escolhidos para serem apresentados pelos deputados mirins. Os estudantes virão para Brasília defender os projetos, no Plenário da Câmara, onde poderão vivenciar a rotina de um deputado.

A mato-grossense Maila dos Santos,14 anos, ao andar pelo bairro onde mora, em Primavera do Leste, percebeu que o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida não inclui arborização. Para criar o projeto, a estudante do 9; ano teve ajuda da mãe. "Fiquei sabendo do Câmara Mirim por meio de uma página do Facebook. Como meu colégio está em greve, minha mãe me ajudou a montar o projeto. É importante que árvores sejam incluídas no programa, para tornar o ambiente mais agradável e aumentar a qualidade de vida da população", relata Maila.

Já os estudantes mineiros Eduardo Presswell e Ana Clara Paim, ambos de 12 anos, souberam do Câmara Mirim durante uma aula de ética no colégio, em Belo Horizonte. O projeto de Eduardo é dedicado às crianças de escolas públicas para que tenham acesso ao cinema uma vez por mês. "Eu tive a ideia enquanto assistia a propagandas de outros projetos que já estão acontecendo na cidade, mas nenhum para as crianças carentes. Todo mundo precisa ter contato com a cultura", destaca Eduardo.

O projeto de Ana Clara propõe que os produtos alimentares informem a quantidade de açúcar nas embalagens. ";Eu fiquei sabendo que uma professora tem diabetes, e isso é preocupante, pois muitos produtos não informam com clareza quanto de açúcar têm. Acho que é muito importante essa informação para evitar que quem tem esse tipo de doença não consuma esses alimentos", explica.

Os três estudantes virão para Brasília acompanhados dos pais. Eles relataram que estão ansiosos para defender seus projetos por meio de um discurso, e que, posteriormente, serão colocados em votação na Câmara dos Deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação