Ensino_EducacaoBasica

"As crianças aprendem enquanto os pais estão trabalham", afirma funcionária

postado em 23/10/2013 11:16

A cantineira Edmêe Maria de Almeida Matos falou ao Blog do Planalto sobre os benefícios que a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Vila Clóris traz a toda a comunidade. Esta é uma das UMEIs inauguradas pela presidenta Dilma em Belo Horizonte (MG) nesta quarta-feira (23).

;Gerou mais empregos, para mim e mais três colegas, mais três cantineiras. Está sendo ótimo. A gente está convivendo bem com as crianças aqui, fazendo a alimentação delas. [...] O benefício para a comunidade é as crianças estarem aqui, bem guardadas aqui dentro. Estão aprendendo enquanto os pais estão trabalhando;, declara Edmêe.

Elisângela Aparecida de Araújo Quintiliano, mãe de aluno matriculado na UMEI Vila Clóris, concorda com Edmêe e fala da segurança que tem em deixar seu filho lá enquanto trabalha.

;Para mim também, como mãe, segurança, porque eu ficava preocupada, assim, de saber como que ele iria estar, onde que iria colocá-lo [...] Aí eu ficava preocupada. [...] Tem coisa melhor que essa, você saber que seu filho está bem seguro, e está gostando? Sinal de que ele se sente bem aqui também;, afirma Elisângela.

Já a vice-diretora da unidade, Ana Flávia Abreu Soares, destaca os objetivos pedagógicos que norteiam a educação infantil nas UMEIS e o respeito à bagagem cultural da criança.

;Um dos objetivos das unidades de educação infantil em Belo Horizonte é proporcionar ensino de qualidade para crianças de zero a seis anos dando prioridade a crianças de vulnerabilidade social, [...] as instituições são construídas em locais onde existe uma comunidade que necessita desse atendimento. E o foco também é respeitar essa criança como sujeito do processo educativo, com toda a sua bagagem cultural;, diz Ana Flávia.

Proinfância

As unidades foram construídas com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Entre 2007 e 2011, o Proinfância investiu na construção de 2.543 escolas, por meio de convênios com os entes federados.

A partir de 2011, com a inclusão do Programa no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 3.979 creches e pré-escolas foram apoiadas com recursos federais, totalizando 6.522 novas unidades de educação infantil em todo o país. Até o fim de 2014, o programa prevê a construção de mais 2.021 creches e pré-escolas.

Durante o evento, a presidenta também assina termo de compromisso para a construção de 44 novas unidades do Proinfância em Belo Horizonte. Somente no estado de Minas Gerais são 727 creches aprovadas pelo Proinfância, das quais 161 já estão concluídas e 329 estão com obras iniciadas.

Fonte: Blog do Planalto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação