Ensino_EducacaoBasica

Estudantes participam de competição de robótica durante mostra de ciência

postado em 23/10/2013 12:07
Vitor, Gabriel e Erisa montaram um robô para participar do festivalNovo Hamburgo (RS) - Estudantes de mais de 30 escolas participam do Festival de Robótica 2013, que ocorre esta semana durante a 28; Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Nesta terça-feira (22/10). Este ano, todas as instituições participantes são do Rio Grande do Sul. O festival reúne competições para alunos de nível fundamental, médio e técnico. Também serão promovidas durante o evento oficinas de iniciação a robótica utilizando materiais reciclados e software livre e durante todo o festival será realizada uma mostra de projetos de robótica educacional desenvolvido pelas escolas.

Os estudantes do 8; ano do ensino fundamental do colégio Marista de Santa Maria Erisa Hein, 12 anos, Gabriel Figueira, também de 12 anos, e Vitor Beltrame, 13, participam da competição. ;Eu sempre gostei de robótica e ajudei a montar e a programar o robô;, conta Gabriel. A equipe montou um robô que garras que realiza um percurso onde precisa executar determinadas tarefas, como reunir peças de Lego. Para Erisa, tudo foi uma novidade. ;Achei legal trabalhar com tecnologia e coisas novas. Eu não conhecia essas coisas e queria ter a experiência. Depois que conheci, gostei muito;, afirma. Vitor, por outro lado, já estava familiarizado com a área. ;Desde pequeno tenho interesse em eletrônica. Comprei algumas peças em uma loja e montei uma lanterna em casa;, relata.

O professor de robótica do colégio, Márcio Giacomini, explica que a competição ajuda a mostrar para os alunos a importância dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. ;Eles conseguem ver a importância das matérias que eles desconfiam que não vão usar para nada, como matemática e física.; Além disso, o professor destaca que a o torneio contribui para o desenvolvimento pessoal, por permitir que eles enxerguem qualidades neles mesmos e nos colegas ao desempenhar cada uma das atividades exigidas.

A jornalista viajou a convite da Fundação Liberato

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação