Ensino_EducacaoBasica

Estudantes do Rio retornam às escolas após quase três meses sem aulas

postado em 29/10/2013 17:36

Rio de Janeiro


Após mais de dois meses de greve dos profissionais de educação, os estudantes da rede municipal de ensino voltaram às aulas na manhã desta terça-feira (29). Os professores municipais do Rio entraram em greve no dia 8 de agosto. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) informou que a adesão da greve variou de 70% a 80% nas 1.075 escolas do município.

A auxiliar de serviços gerais Tatiana Alves, de 32 anos, disse que por causa da greve dos professores, os dois filhos ficavam com vizinhos quando saía para o trabalho. ;Eu deixava meus filhos com os vizinhos para poder trabalhar. Às vezes, eu até conseguia levar [as crianças] para o meu serviço, mas era difícil. Eu ficava acompanhando a greve pela televisão, esperando acabar;.

Tatiana Alves acrescentou que o horário normal dos filhos nas escolas municipais, no centro da capital fluminense, é das 7h às 12h, mas eles terão aulas até as 16h como reforço escolar. ;Esticaram as aulas dos meus filhos. Eles estão saindo mais tarde do colégio. Falaram que é por causa de um reforço escolar para um provão que o colégio vai fazer para dar as notas;.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, em nota, que cada escola afetada pela greve decidirá como as reposições serão feitas. Ainda segundo a SME poucas escolas deixaram os 674.312 alunos matriculados na rede sem aulas. ;Poderão ser utilizados, além do contraturno, a semana prevista para o período de recesso do mês de dezembro de 2013, os sábados e os dias em que não estejam previstas atividades regulares nas unidades escolares, horários vagos na grade escolar e também o mês de janeiro de 2014;, diz a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação