Ensino_EducacaoBasica

Brasiliense representará a capital em evento mundial de astronomia

Acapamento reunirá 56 estudantes de diversos países na Itália

postado em 20/11/2013 19:31
A estudante Marcella e o professor Demetrius embarcarão para a Europa em 26 de dezembroBrasília será representada em um dos maiores eventos de pesquisa em astronomia do mundo. Marcella Fernandes Reginato, 17 anos, estudante do 3; ano do ensino médio, vai participar do acampamento de astronomia promovido pela organização intergovernamental europeia European Southern Observatory (ESO), que ocorre entre 26 e 31 de dezembro na Itália.

O acampamento será uma reunião de 56 alunos de diversas partes do mundo. Além de Marcella, mais um brasileiro representará o país no evento. A brasiliense foi selecionada com um texto, que conta a história da relação dela com a astronomia. Marcella e o professor de física dela, Demetrius Leão, viajarão para Saint-Bathelemy, na Itália, e participarão de palestras, noites de observação nos telescópios, oficinas, além de visitar os Alpes italianos e praticar esportes de inverno.

Marcella tem vontade de ser astrônoma desde criança. ;Eu morava num sítio em Campinas que já tinha um nome propício, Cruzeiro do Sul, e toda noite ficava observando aquele lindo céu. Meu irmão sempre me motivou porque ele é apaixonado pelas curiosidades das estrelas;, diz a estudante. Ela vai participar da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e optou pelo curso de física, para depois fazer pós-graduação em astronomia.

O texto que Marcella enviou para a instituição conta a história desde o tempo no sítio e o momento em que, aos 13 anos, a estudante viu um selo do pai com o desenho de uma constelação e afirmou a ele que queria ser astrônoma. Desde então, toda a família começou a apoiá-la e a garota já participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíadas de Foguetes, além de projetos internos do Sesc Taguatinga Norte, escola em que estuda e que financiará a viagem dela para a europa.

Foi Demetrius, professor de Marcella, que a avisou sobre a seleção do acampamento. O bacharel em física e mestre em ensino de astronomia desenvolve diversos projetos na escola para que os alunos se interessem pelas duas matérias. ;Entrei no Sesc no ano passado e estava em dúvida sobre o que cursar na faculdade. Comecei a participar de iniciativas do Demetrius e já até construí um projétil de foguete que usa vinagre como combustível;, relata a estudante.

Como a UnB não possui curso de astronomia, foi o professor que sugeriu o curso de física e depois uma especialização fora da cidade para realizar o sonho dela. ;Marcella tem facilidade com a matéria e é muito esforçada. Estou muito feliz com a conquista dela e acho que vai ser uma experiência interessante;, completa Demetrius.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação