Ensino_EducacaoBasica

DF: 1º em matemática

postado em 04/12/2013 14:00

No plano interno, o Distrito Federal se destaca como a melhor unidade da Federação em matemática, com 416 pontos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) ; seguido por Santa Catarina (415) e Espírito Santo (414), cujos índices são superiores à média nacional na disciplina, que é de 391. Se comparado aos outros países participantes do exame, entretanto, o DF ficaria em colocação nada confortável: entre a 52; e a 53;, ainda entre os 15 piores do ranking.

Apesar da comparação, se analisada a capital federal em relação ao ranking mundial, a subsecretária de educação básica da Secretaria de Educação do DF, Edileuza Fernandes, ressalta que esse foi um dos melhores resultados obtidos desde 2000. ;Este ano, demos uma contribuição importante para melhorar a média brasileira no exame;, diz.

Em Leitura e Ciências, a capital conquistou o segundo lugar, superado apenas pelo Rio Grande do Sul e pelo Espírito Santo. Participaram do Pisa, no DF, 677 estudantes de 25 escolas. O Tocantins aparece como o último colocado nas três disciplinas do exame internacional.

O Pisa mostra que homens são melhores em matemática; enquanto as meninas, em leitura. Mesmo assim, para Lucas Reis, de 15 anos, a matemática ainda assusta. ;É muito fácil de errar, principalmente por falta de atenção. Um sinal trocado ou uma vírgula fora do lugar e você erra o item;, lamenta. (JC e AS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação