Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Alunos produzem as próprias roupas para Festa da cigarra em Escola Parque

A atividade estimulava os alunos a desenvolver estilo e entender o trabalho com as cores

A Escola Parque 313/314 Sul tinha o hábito de celebrar a estação da primavera, homenageando as cigarras que apareciam na escola. Este ano, alunos do 5; ano confeccionaram roupas inspiradas nas cores da cigarra e desfilaram com os modelos criados. A comemoração foi durante a última semana de aulas e finaliza neste sábado, com apresentação do balé e repetição do desfile.

;Cada professor orienta a turma a fazer algo relacionado à cigarra;, explica a professora Marciana de Souza. A professora de arte conta que a turma insistiu em trabalhar com roupas. Maria Vitória Duarte, 11 anos , conta que escolheu a cigarra marrom. ; É mais a minha cara;, diz.

As crianças desenharam croquis e seis modelos fora escolhidos para a confecção. Ela explica que as roupas foram costuradas pela mãe de um aluna e tingidas pelos próprios alunos, com materiais como tinta para tecido, pincel, algodão e borrifador. ;É uma forma de ensinar o que são cores primárias, secundárias, frias e quentes, além de começar a ideia de estética;, esclarece a professora.

Para exibir a produção, alguns alunos desfilaram os modelos criados durante o evento de fim de ano da escola. Foram seis vestidos com diferentes estampas. Os meninos também participaram das atividades, desenhando modelos de uniformes para jogadores de futebol. Mas não confeccionaram os croquis, nem desfilaram na festa.