Ensino_EducacaoBasica

Astronauta Marcos Pontes faz palestra para alunos durante Jornada Espacial

No evento, o astronauta falou sobre a Missão Centenário - projeto que enviou o primeiro brasileiro ao espaço em 2006

postado em 19/12/2013 11:21
Os 78 alunos e professores participantes da 10; edição da Jornada Espacial assistiram a uma palestra com o astronauta Marcos Pontes, realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN). No evento, ele falou sobre a Missão Centenário - projeto que enviou o primeiro brasileiro ao espaço em 2006. Os participantes também tiveram oportunidade de conhecer as instalações e funcionamento do CLBI.

O astronauta brasileiro contou aos participantes da Jornada detalhes e curiosidades de sua ida ao espaço. As rotinas de preparação antes de embarcar, as simulações de ambiente sem gravidade e as técnicas para aprender a sobreviver no espaço foram alguns dos temas abordados.

;Um País se faz com ciência, tecnologia e educação. Encontros como a Jornada Espacial cria agentes multiplicadores do conhecimento e ainda forma futuros profissionais para a nação;, comenta o astronauta. Durante sua palestra ele também relembrou sua trajetória na Força Aérea Brasileira (FAB), em organizações como a Academia da Força Aérea (AFA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Jornada

A Jornada Espacial é um evento que premia os alunos mais bem colocados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Neste ano, eles puderam conhecer o universo da ciência e tecnologia aeroespacial na organização militar que lançou o primeiro foguete no Brasil, a CLBI.

Em uma das atividades do evento, os alunos aprenderam a criar um lançador e um foguete usando materiais como garrafas plásticas, canos de PVC e papelões. ;É muito interessante ver os assuntos da física sendo mostrados dessa forma. Depois dessa atividade, me deu vontade de participar de uma operação de lançamento de verdade;, diz Micael Pereira, um dos alunos participantes.

A oportunidade de conhecer as instalações do CLBI e entender o processo de lançamento e rastreio de um foguete foi um dos momentos de maior aprendizado para o professor de física do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Helder Tanaka. ;Enxergo isso como uma chance de ampliar o meu repertório e futuramente melhorar a minha abordagem do assunto para os alunos;, afirma. Na atividade, estudantes e professores visitaram o Centro de Controle ; local onde são monitorados os lançamentos e o Centro de Telemetria ; responsável pelo rastreamento.

A Jornada Espacial, que acontece desde 2005, é um evento de iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com a parceira do CLBI, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para José Bezerra Pessoa Filho, membro da comissão organizadora do evento, é importante mostrar para os jovens as atividades que são realizadas no setor aeroespacial nos dias atuais. ;É fundamental apresentar as possibilidades dessa área que pode trazer benefícios para todos nós;, finaliza.

Fonte: Portal Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação