Ensino_EducacaoBasica

Projeto cultural melhora vida de estudantes em cidade baiana

postado em 03/01/2014 11:19
Em abril de 2012, o professor José Kleber de Jesus deu início a uma experiência, durante as aulas, para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre estilos de dança e de música afro, promover experiências e assegurar a formação cultural e humana. O trabalho foi premiado na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil. Para o professor, a conquista do projeto educativo-cultural Afro Som, na categoria Temas Livres, subcategoria Ensino Médio, representa muito mais do que um simples reconhecimento. Representa, acima de tudo, vida.

;A premiação significa vida porque pode nos ajudar a dar continuidade a esse trabalho, que tem a participação de 40 jovens e já tirou muitos deles da droga;, explica José Kleber, professor no Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, no município baiano de Capim Grosso. O trabalho é desenvolvido de forma voluntária, sem nenhuma ajuda financeira. O sonho do professor é de que a sociedade brasileira contribua para a continuidade da iniciativa. ;Os jovens de Capim Grosso estão gritando por ajuda;, diz José Kleber, professor de educação física no ensino fundamental e médio e músico autodidata, há mais de 15 anos no magistério.

O trabalho, interdisciplinar, envolve as áreas de educação física, artes e história. A receptividade entre os estudantes levou ao crescimento do projeto e fez surgir uma banda, com instrumentos comprados pela própria escola, um grupo de balé e outro, de estudos, para desenvolver o conhecimento da temática afro e outros temas. Os encontros são realizados sempre fora do horário das aulas.

;Somos o barulho que pensa;, salienta o professor. ;Para isso, estudamos juntos e refletimos sobre temas importantes, que possam dar fundamentação aos estudantes no desenvolvimento de seminários itinerantes, realizados antes das apresentações da banda e do balé.;

José Kleber pretende dar continuidade ao projeto e trabalhar com canto, dança, música, percussão e expressão corporal. As metas incluem a criação de várias escolas dentro da escola ; uma de canto, uma de dança e uma de música. ;Transformar a vida desses estudantes é uma vitória;, destaca.

;O projeto Afro Som lança um olhar crítico dialético com a intenção de abordar as questões que valorizam e compreendem a beleza e a diversidade da cultura afro-brasileira;, ressalta o professor. Sua intenção é a de contribuir para a disseminação e reflexão dessa cultura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação