postado em 04/02/2014 18:01
Até o final do semestre, a capital do país terá o primeiro local onde jovens e crianças poderão conhecer a diversidade de costumes e culturas de povos espalhados pelos seis continentes: Ásia, América, África, Antártica, Europa e Oceania. Na última quinta-feira (30), o Governo do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU), decreto que autoriza a criação do Espaço Cultural Palavida, projeto realizado em parceria com a UnB. A expectativa é que o empreendimento seja implantado, em caráter experimental, ainda neste semestre. ;O Espaço Palavida definitivo vai demorar alguns anos. Será uma construção de seis mil m;, o que exigirá um terreno grande e investimentos. Isso tudo não pode ser rápido;, explica o professor emérito da UnB Isaac Roitman, um dos representantes da universidade no projeto.
De acordo com Roitman, o Espaço Cultural Palavida funcionará, inicialmente, ao lado do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em um prédio com cerca de mil metros quadrados. ;Pretendemos inaugurar antes do meio do ano e estamos começando a fazer um planejamento de conteúdo;, conta Isaac. Falta ainda o GDF nomear as pessoas que atuarão no espaço, que será gerido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
O projeto será apresentado a embaixadores em um evento previsto para março, em Brasília. ;Vamos selecionar algumas embaixadas, porque temos limitação de espaço, para mostrar a cultura da criança em diversos países;, conta Isaac. Ele afirma ainda que, em um contato inicial realizado durante a Copa das Confederações, no ano passado, a embaixada do Uruguai foi a que se mostrou mais interessada no trabalho. ;Queremos reunir países de diferentes regiões do mundo para ter mais diversidade cultural;, explica.