Ensino_EducacaoBasica

Quase meio milhão de alunos voltaram às escolas públicas nesta quarta-feira

postado em 05/02/2014 16:03

As aulas no ensino público do Distrito Federal voltaram nesta quarta-feira (5/2). Ao todo, 471 mil estudantes do ensino fundamental e médio iniciaram as atividades escolares de 2014. Segundo a Secretaria de Educação, nenhum aluno ficou sem vaga. No ensino infantil, porém, a situação foi diferente. Cerca de 6 mil alunos não conseguiram matrículas em creches públicas.


Para garantir a segurança no primeiro dia de aula, o Batalhão Escolar da PM fez operação especial, com 560 policiais e 80 viaturas para fazer as rondas na escola da região. Na abertura do ano letivo, algumas escolas receberam grupos de teatro e ofereceram palestras de conscientização sobre temas como doenças sexualmente transmissíveis e segurança no trânsito.

Aluno do 2; ano no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, Hugo Valentim, 16 anos, tem boas expectativas para o início do ano. Ele fez a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) no fim do ano passado e, apesar de não saber o resultado, espera receber boa nota. "Eu ainda não sei qual curso quero fazer. Mas vou estudar muito porque quero ingressar em uma universidade federal."

[SAIBAMAIS]As mudanças no calendário escolar por causa da Copa do Mundo de Futebol foi um dos temas discutidos nos corredores na retomada do ano. O recesso do meio do ano terá duas semanas a mais, deixando os estudantes livres para assistir os jogos. Ronaldo Rocha, 17 anos, é um dos estudantes que não gostou da novidade. "Vai prejudicar o andamento das aulas e ainda mais se houver uma greve", alerta. A Secretaria de Educação, por outro lado, afirma que os 200 dias letivos previstos por ano serão cumpridos normalmente, devido ao início adiantado das aulas.

Os livros didáticos serão entregues em todas as escolas até 10 de fevereiro.


Cartão Material escolar
Os cartões do programa Cartão Material Escolar começam a ser distribuídos a partir desta quarta-feira, em Ceilândia. Cada estudante recebe o crédito no valor de R$ 226 para gastar em papelarias cadastradas até 16/5. O programa atende crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos, matriculados em escolas públicas do DF, cujas famílias sejam beneficiárias do program Bolsa Família. Os cartões serão entregues em vans itinerantes do Banco de Brasília (BRB) e ficarão estacionadas em lugares estratégicos de cada cidade até 19 /2. O local de entrega em Ceilândia é o Sesi (QNM 27, Módulo B, Área Especial). É necessário apresentar um documento oficial com foto e o CPF do beneficiário do programa para retirar o cartão. O cartão é entregue bloqueado e, para ativá-lo, é preciso ligar para 3029-8440, entre as 8h e as 20h. Para mais informações sobre o programa, basta discar 156, opção 2.

Com informações de Matheus Teixeira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação