A nutricionista Núbia Pinheiro, 22, explicou que a medida é fundamental no combate ao diabetes, por exemplo. Segundo ela, as crianças estão desenvolvendo mais cedo a doença, já a partir dos 12 anos. Além do mal, a alimentação balanceada previne a obesidade e as doenças cardiovasculares, entre outras. ;Uma má alimentação também influencia no rendimento escolar do aluno;, explicou a profissional. Ela também pontuou que a alimentação contribui na prática de esportes.
O secretário de educação do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, garantiu que a rede pública terá uma alimentação saudável, garantida por um estoque de produtos não perecíveis preservado no novo armazém da pasta, no Setor de Oficinas de Taguatinga. As verduras e frutas serão entregues semanalmente às escolas diretamente pelos produtores da região. O secretário informou que busca eliminar, definitivamente, os produtos industrializados que contenham muito sódio ou muito conservante, como é o caso das carnes enlatadas.
Segundo ele, biscoitos recheados foram eliminados do cardápio. A rede pública de ensino do Distrito Federal também conta com cantinas terceirizadas. Segundo a pasta, os estabelecimentos passam constatantemente por rigorosas fiscalizações para coibir a venda de alimentos prejudiciais à saúde. Todas as cantinas foram orientadas para seguirem a lei, portanto estarão oferecendo uma alimentação melhor.