Ensino_EducacaoBasica

Centro de Excelência em Saltos Ornamentais seleciona atletas infantis

Primeira fase dos testes começa no próximo sábado, dia 22. Objetivo é preparar saltadores de olho nas Olimpíadas da próxima década

postado em 19/02/2014 16:54
Primeira fase dos testes começa no próximo sábado, dia 22. Objetivo é preparar saltadores de olho nas Olimpíadas da próxima décadaDaqui a dois anos o Brasil sediará os jogos olímpicos e a conta não fecha. A preparação de um saltador olímpico leva, em média, sete anos e, no país, há poucos praticantes e técnicos na modalidade. Pensando em suprir essa deficiência, será aberto o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, onde treinarão quatro atletas para 2016 ; Hugo Parisi é o primeiro nome confirmado ; além de 20 crianças na categoria de base, que serão selecionadas neste sábado (22), já pensando nas novas gerações.

Parisi, que mora em Brasília, participou das três últimas olimpíadas ; Londres (2012), Pequim (2008) e Atenas (2004) ; e continua na busca por medalhas. ;O esporte de alto desempenho na universidade é vantajoso para o atleta e para os pesquisadores;, afirma Parisi.

Os onze profissionais que farão parte da equipe de apoio estão em processo de contratação. Entre eles, um professor de balé, um fisioterapeuta, um psicólogo, preparadores físicos e treinadores. ;Estamos aguardando a chegada dos últimos equipamentos, mas mesmo sem todos eles os treinos começam no dia 31 de março;, garante Ricardo Moreira, coordenador do Centro e técnico da seleção brasileira de saltos ornamentais. A iniciativa é inédita no Brasil.

O investimento do governo federal chega a quase R$ 800 mil somente neste ano. Além de gastos com a contratação da equipe técnica, o dinheiro está sendo usado na compra de equipamentos, como sistema de filmagem, trampolim e cama elástica. Tudo para fortalecer o esporte.

NOVA GERAÇÃO
Para formar atletas de alto rendimento, o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais selecionará 20 crianças a partir de sete anos de idade. ;Qualquer criança pode participar da seleção e ex-atletas da ginástica artística são bem-vindos;, diz Moreira. A ideia é treinar pessoas que tenham as características necessárias para a prática do esporte sob a supervisão de alguns dos melhores técnicos do país, com equipamentos de última geração.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira fase acontece no sábado (22) pela manhã, quando serão realizados testes físicos de impulsão, velocidade, flexibilidade, entre outros. Também será avaliado se a criança sabe nadar. A segunda fase, marcada para o dia 7 de março, envolve avaliações no trampolim e na plataforma, bem como dinâmicas psicológicas.

;Não existe um tipo físico ideal, mas um conjunto de fatores compõe um saltador de alto nível, como força nas pernas e abdômen, disciplina, coragem e persistência;, explica Moreira.

SERVIÇO
A primeira fase da seleção acontece sábado, dia 22, das 9h ao meio-dia no próprio Centro de Excelência que fica no parque aquático da UnB, localizado no Centro Olímpico (CO), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Para participar, não é preciso pagar taxa de inscrição. As aulas serão gratuitas e haverá treinos no período da manhã e tarde, de segunda a sábado, dependendo do nível dos atletas.

Não esquecer de levar traje de banho no dia dos testes.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail excelencia@saltosbrasil.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação