Ensino_EducacaoBasica

Professores ensinarão noções de saúde com ajuda do futebol

postado em 20/02/2014 17:40

Estudantes de escolas públicas da educação básica das cidades-sede da Copa do Mundo participam, de 24 de fevereiro a 30 de maio, do Fifa 11 pela Saúde, programa que pretende ensinar às crianças a importância da saúde, usando temas do futebol.

Em 11 cidades-sede participam 3,1 mil alunos. O projeto piloto de formação de 32 professores, que atuarão nas 11 cidades, foi desenvolvido em Curitiba. Envolveu crianças de 15 escolas municipais.

Desenvolvido pela Fifa em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, o programa usa números e temas típicos do futebol para ensinar prevenção e cuidados com a saúde. O curso tem 11 aulas, número que remete à formação de um time de futebol; a duração das aulas é de 45 minutos, mesmo tempo de uma partida.

As aulas acontecem uma vez por semana e compreendem duas partes de 45 minutos, em sequência ; jogue futebol e jogue limpo. A primeira trata de um tema do futebol e é ministrada por professor de educação física. Se o professor falar sobre drible, por exemplo, que é o tema da quarta aula do programa, ele vai dizer o que é e treinar passes com os alunos. No tempo seguinte ; o jogue limpo ;, que também tem 45 minutos, um professor de biologia, química ou outra área afim, vai tratar de formas de evitar as drogas, álcool e tabaco. É o drible da saúde.

Além de treinamento de 40 horas, os professores receberam o Manual do Treinador, que é ilustrado e tem os conteúdos da sequência das 11 aulas. De acordo com o coordenador operacional do programa, Diogo Netto, todos os custos dos professores com formação, passagem para deslocamento, hotel, alimentação e os materiais para as atividades e para as escolas são de responsabilidade da Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os ministérios da Educação, Saúde e Esportes são parceiros.

Para as atividades nas escolas, a Fifa entregou aos professores camisa, boné, apito, cronômetro e o manual do treinador; as escolas do programa receberam bolas, cones, coletes, bomba para encher bolas, cartões de atividade e camisetas para os estudantes.

Cidades ; As cinco regiões do país receberão jogos da Copa do Mundo. Na região Sul, Porto Alegre e Curitiba; no Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; no Centro-Oeste, Brasília e Cuiabá; no Norte, Manaus; no Nordeste, Natal, Salvador, Fortaleza e Recife.

Temas das 11 aulas conjugadas: Jogue Futebol-Jogue Limpo

Jogue futebol (temas sobre futebol)

Jogue Limpo (sobre saúde)

Aquecimento

Jogue futebol

Passe

Respeite meninas e mulheres

Cabeceio

Proteja-se contra o HIV e DSTs

Drible

Evite as drogas, álcool e tabaco

Controle de bola

Controle seu peso

Defesa

Lave suas mãos

Domínio

Beba água potável

Entre em forma

Siga uma dieta balanceada

Chute

Vacine-se

Impedir gols

Tome os remédios prescritos

Trabalho em equipe

Jogue limpo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação