A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro existe desde 2002 com o objetivo de aprimorar as habilidades de leitura e de escrita de alunos de escolas públicas, além de servir como programa de formação continuada para professores de português. A iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social recebe e seleciona os melhores textos de estudantes de todo o país. As inscrições para a edição deste ano estarão abertas a partir de segunda-feira (24/2) e continuam até 30/4 pelo . A inscrição deve ser feita por um professor e a Secretaria de Educação também deve aderir.
O tema das redações é sempre ;o lugar onde vivo;, e a modalidade varia de acordo com a série do estudante. No ensino fundamental, alunos de 5; e 6; anos participam no gênero poema; para 7; e 8; anos, ficam reservados textos de memórias literárias; para o 9; ano, crônica. No ensino médio, estudantes da 1; série escrevem crônica, enquanto os de 2; e 3; série redigem artigo de opinião. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.
Os professores recebem material de apoio para orientar a participação dos alunos. O processo seletivo é composto por cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. A comissão estadual vai selecionar os 500 melhores trabalhos, 125 de cada gênero. Nesta fase, os professores e alunos recebem medalhas de bronze, livros e participam de oficinas de leitura e de escrita. A etapa final será em Brasília e anunciará os 20 vencedores. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, notebooks e impressoras. As escolas dos vencedores serão equipadas com um laboratório de informática com dez computadores, uma impressora, projetor, telão e livros.
Finalista do DF
Andressa Monteiro da Silva, 13 anos, foi uma das finalistas da última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A estudante do Centro de Ensino Fundamental 802 do Recanto das Emas ficou entre os cinco primeiros colocados na categoria poema em 2012. Foi uma experiência inesquecível. ;Eu gostei muito, conheci pessoas novas, participei de dinâmicas, escrevi textos, passeei, brinquei, e até gravei um CD falando um trecho do meu poema. Adorei participar da Olimpíada e este ano vou tentar novamente;, conta. Apesar de gostar muito de ler e escrever e de ser fã de poetas, como Vinicius de Moraes, ela não esperava ficar tão bem classificada. ;Escrevi este texto como outro qualquer que faço em sala de aula, foi uma surpresa ficar entre as finalistas;.
A professora Rosangela de Aquino também se surpreendeu. ;A Andressa é uma ótima aluna, mas havia milhares de concorrentes. Não imaginei que ela fosse tão bem. Fiquei muito feliz por ela;, relata. A professora Rosangela conta como preparou os alunos para a competição. ;O 6; ano devia fazer poemas. Para incentivá-los e para que eles tivessem mais facilidade com vocabulário, trabalhei com cordel e com poemas regionais desde o começo do ano;, conta. Os prêmios - computadores e tablets - motivaram ainda mais os estudantes.
Junto com a professora Rosangela de Aquino, a estudante passou por várias etapas e concorreu com outros 40 mil estudantes que escreveram poemas. A primeira foi dentro da própria escola. Cada colégio pode ser representado por apenas um texto de um estudante de cada série. A poesia Meu recanto de Andressa representou o 6; ano, em 2012. Na segunda etapa, o texto dela ficou entre os 500 melhores do país. Na terceira fase, ela viajou para Fortaleza e foi escolhida entre os 38 melhores. Na fase final, em Brasília, concorreu com os cinco melhores do país.
Melhoria da educação
A gerente de educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, explica que a Olimpíada de Língua Portuguesa não gira apenas em torno da competição de textos. ;O programa é bianual. Nos anos pares, mobilizamos alunos, professores e escolas para participar do concurso de textos. Nos anos ímpares, promovemos formação presencial e a distância para professores que aderiram ao programa;. Como os cursos têm número limitado de vagas, as capacitações, que ligam a teoria a prática, são ministradas para professores das secretarias de educação que podem replicar este conteúdo entre outros educadores da rede pública de ensino. Para Patrícia, ;a Olimpíada de Língua Portuguesa se junta à força das secretarias estaduais e municipais que se mobilizam pelo avanço da educação e aos professores que demonstram cada vez mais interesse por formação continuada;.
[SAIBAMAIS]