Ensino_EducacaoBasica

Jardim de infância cinquentão

O centro de ensino da 404 Norte é referência na educação infantil e tem lugar cativo no coração da comunidade. Festa de aniversário é hoje

Ana Paula Lisboa
postado em 14/03/2014 10:32

Encontro de gerações: a ex-professora Wanda Martchenko (sentada, de vestido azul) e o ex-judoca José Tranquilini, com atuais alunos e educadores

Na SQN 404, em meio a blocos de concreto e árvores, fica uma modesta construção pintada de azul-claro. Do lado de fora, é possível escutar o amontoado de vozes e de risadas das 186 crianças que ali estudam ; 80% delas moram na vizinhança. Por dentro, a escola é simples, mas bonita, cheia de paredes coloridas, adornos, parquinho, casinha e brinquedos. Mas não é só a estrutura que torna esse jardim de infância especial. Ele faz parte do cotidiano da quadra há meio século.

Fundado em 13 de março de 1964, foi o primeiro jardim de infância da Asa Norte e formou gerações de brasilienses. A festa para celebrar o jubileu de ouro ocorre hoje, a partir das 10h. Antigos e atuais alunos, professores, funcionários e pais são esperados para cortar o bolo de aniversário. O nome do centro de educação infantil é o mesmo desde 1976, mas, no início, era conhecido como Jardim de Infância SQ 403 Oeste.

O centro de ensino da 404 Norte é referência na educação infantil e tem lugar cativo no coração da comunidade. Festa de aniversário é hoje

O servidor público João Dantas de Carvalho Júnior, 53 anos, aluno da primeira turma, guarda carinho pelos anos em que estudou ali. ;Todos os dias, ficava animado para estudar e vestia o uniforme antes da hora. As tias eram dedicadas, o que fazia a gente ter vontade de estudar. Sempre que me lembro das coisas boas da minha infância, a imagem do meu jardim de infância vem à mente. Até me emociono para falar. Estudar ali marcou a minha vida;, recorda.

O também funcionário público Carlos Genildo Carvalho da Silva, 47 anos, frequentou o colégio até 1972. Para ele, essa temporada fez diferença na formação. ;Os meus dois irmãos mais novos estudaram lá. Eu me lembro muito das festas da escola, das atividades recreativas em datas comemorativas; Era muito bom e cumpriu a sua finalidade, tanto que virou referência.; Educadora no centro de ensino há 7 anos, Silvia Francisco Alves, 45, escolheu a profissão há mais de 40, quando estudou ali. ;Eu admirava a minha professora, a tia Ivonita, e decidi ser professora também. Adoro trabalhar com crianças pequenas e, aqui, relembro minha infância;, relata.

O centro de ensino da 404 Norte é referência na educação infantil e tem lugar cativo no coração da comunidade. Festa de aniversário é hoje

O sorridente Arthur Medeiros, 4 anos, conta o que acha da escola. ;Eu gosto muito porque tudo o que faço aqui é divertido;, diz. A professora dele, Rita Bisognini Santi, 47, está no colégio há 14 anos. ;As crianças aprendem com ludicidade, dando oportunidade para que cresçam e saibam compartilhar;, detalha. Para ela, a qualidade na educação básica faz a diferença. ;Quem passa pela experiência do jardim de infância tem muito mais maturidade emocional do que aqueles que chegam à escola direto no 1; ano do ensino fundamental;, compara.

Projetos
A disputa pelas vagas de maternal e de 1; e 2; períodos (antigos Jardim 1 e 2) é alta, e pais chegam a dormir até três noites na fila para matricular os filhos no Jardim de Infância 404 Norte. A fama de ;jardim destaque da Asa Norte; não surgiu à toa. É fruto do esforço de uma comunidade escolar ativa, que não se contenta com o oferecido pela Secretaria de Educação. Tanto que há ex-alunos, cujos filhos e até netos estudam ou estudaram no local.

É o que explica a diretora da instituição há 11 anos, Rosimara Moreschi de Albuquerque, 47 anos. ;A gente faz muito mais do que é exigido. A escola sempre foi muito boa, sempre ganhou prêmios. Desde que cheguei, demos continuidade ao que já existia aqui e, com a ajuda de todos, está cada vez melhor;, comemora. A presença de pelo menos 1,5 mil pessoas na festa junina da escola é uma prova de que a comunidade se sente bem-vinda no local.

Por meio do projeto Pai parceiro da escola, os responsáveis preenchem fichas em que registram as próprias habilidades. Quando o colégio precisa da ajuda de um agrônomo, de uma artesã ou de uma cozinheira, encontra pais e mães com vontade de contribuir. ;Uma mãe que cozinha, por exemplo, pode vir à escola ensinar como fazer um bolo. Isso deixa os alunos satisfeitos e os motiva;, explica a diretora.

Horta escolar, aulas de informática, coleta seletiva, reaproveitamento de óleo de cozinha, biblioteca, incentivo à escovação e à alimentação saudável são algumas das iniciativas que tornam o Jardim de Infância 404 Norte modelo. O projeto Mundo da leitura infantil estabelece que os alunos levem livros para casa uma vez por semana. O Vida saudável complementa a merenda escolar oferecida pela Secretaria de Educação e convida os alunos a trazerem frutas para a hora do lanche. ;As mães ficam satisfeitas para agradecer porque os filhos, que não comiam legumes nem frutas, passaram a comer;, conta Rosimara.

Não perca

A festa de jubileu de ouro do Jardim de Infância 404 Norte começa hoje, às 10h. A comemoração é aberta ao público. Representantes da Secretaria de Educação e da Administração de Brasília devem comparecer. Para a comemoração, estão previstas apresentações culturais dos alunos.

Amizade de pupilo e mestre Nove vezes campeão brasileiro, sete vezes internacional e representante do Brasil nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona. José Mário Tranquilini, 51, foi um dos maiores judocas brasileiros. Atualmente, mantém o Judô com o Tranquilini, projeto social de incentivo a novos atletas, em São Sebastião. A vitoriosa carreira esportiva tem relação direta com o Jardim de Infância 404 Norte. ;Sempre fui grande e não sabia controlar, nem conhecia a minha força. Cheguei a machucar colegas que me provocavam;, conta.

Numa dessas ocasiões, a mãe foi chamada para uma conversa, e a professora dele na época, a mineira Wanda Aída Braga Martchenko, 60 anos, sugeriu que o menino começasse a fazer judô. ;Eu nunca vou me esquecer dele. Era um aluno muito bondoso, só que não tinha noção da força. Sugeri o judô para que ele pudesse descarregar as energias e aprendesse a controlar seus impulsos;, relembra Wanda.

A pequena diferença de idade entre professora e aluno se deve ao fato de Wanda ter começado a lecionar aos 17 anos, logo depois de concluir o curso normal. Formada em letras e em psicologia, ela escolheu a educação como missão. ;Os anos em que passei aqui foram os melhores da minha vida. A gente tem de educar a criança para não ter de punir o adulto. A educação dos pequenos muda o mundo. Por isso, um jardim de infância como esse é tão importante;, defende.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação