postado em 17/03/2014 19:30
Termina nesta sexta-feira (21/3), o prazo de inscrição da 10; edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2014. Escolas públicas (federais, estaduais e municipais) de todo o país devem inscrever seus alunos do 6; ao 9; ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio no da olimpíada. A prova da 1; fase será em 27 de maio. A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os alunos que participam da olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6; e 7; anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8; e 9; anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1;, 2; e 3; anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.
A OBMEP terá duas fases: na primeira fase, todos os alunos do 6; ano do ensino fundamental (antiga 5; série) até o 3; ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.
Assim, os cerca de 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na primeira fase se classificam para a segunda fase. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. A prova da segunda fase acontece em cerca de 9 mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.
Os alunos premiados são divulgados no site da olimpíada. Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.Também são premiados pela olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.