Ensino_EducacaoBasica

Fórum em São Paulo debaterá competências socioemocionais na escola

postado em 20/03/2014 15:59
Na próxima segunda-feira e terça-feira (24 e 25 de março), em São Paulo, o Instituto Ayrton Senna (IAS) apresentará durante o Fórum Internacional de Políticas Públicas um projeto que analisa as atitudes das pessoas diante desafios. O encontro reunirá ministros, educadores e gestores públicos de diversos países para discutir a importância das habilidades e competências socioemocionais no contexto escolar.

O projeto, que será apresentado no fórum, foi criado com base nas respostas de quase 25 mil alunos dos ensinos fundamental e médio Rio de Janeiro, e revela que competências como responsabilidade, autoestima e estabilidade emocional são essenciais para o sucesso escolar. De acordo com a analista de Avaliação e Desenvolvimento do IAS, Daniela Arai, é importante estimular essas competências desde a infância, principalmente em período escolar, a lidar com os desafios. "As competências socioemocionais são tão importantes quanto aprender português e matemática, por exemplo, e isso vai determinar o que nos tornaremos no futuro."

A analista afirma também que essas competências não tem relação direta com o nível socioeconômico das famílias. "Os pais precisam entender o papel fundamental que têm na vida de seus filhos, e isso independe de questões financeiras. Esse estímulo refletirá até mesmo no desempenho profissional", completa Daniela Arai.

James Heckman, prêmio Nobel de Economia, virá ao Brasil para participar do fórum. ;Nos últimos 50 anos, por causa da indústria de testes e do foco em resultados padronizados, boa parte das políticas educacionais foi direcionada por avaliações de desempenho, que essencialmente nos dizem qual o índice de acertos;, afirma.

Confira a programação do evento:

24/3 - Segunda-feira
Coordenadores: José Henrique Paim (Ministro da Educação, Brasil); Yves Leterme (Secretário Geral Delegado, OCDE); e Viviane Senna (Presidente do Instituto Ayrton Senna).

Fórum de ministros (sessão fechada)

9:00 ; 9:15: Introdução
9:15 ; 9:45: Keynote James Heckman (U-Chicago)
9:45 ; 10:00: Contexto OCDE
10:00 ; 10:45: Mesa redonda: Entendendo as competências que importam Ministros e altos representantes
10:45 ; 11:00: Coffee break
11:00 ; 11:45: Mesa redonda: Desenvolvendo competências para sucesso na
11:45 ; 12:30: Mesa redonda: Assegurando a coerência política
12:30 ; 13:00: Conclusões e Reflexões

Fórum de Gestores (Sessão aberta)
Coordenadora: Viviane Senna (Presidente do Instituto Ayrton Senna )

15h00; 15h15: Introdução
15h15; 15h45: Debate: Competências fundamentais para o sucesso futuro de crianças e jovens
15h45; 16h45: Mesa-redonda: Líderes de importantes iniciativas em educação
16h45; 17h15: Coffee break
17h15; 18h00: Mesa-redonda: secretários de Educação e diretores de sistemas educativos
18h00; 18h30: Conclusões
18h30; 19h00 Exibição da prévia do documentário O Futuro da Educação
19h00-20h00: Coquetel com todos os participantes

25/3 - Terça-feira


Fórum de pesquisadores (Sessão aberta)
Coordenador da mesa: José Francisco Soares (Presidente do INEP, Brasil)

9h00 ; 9h30: Introdução
9h30 ; 10h30: Debate de pesquisadores 1: identificação e desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso de crianças e jovens
10h30; 10h45: Coffee break
10h45; 11h45: Debate de pesquisadores 2: avaliação de competências que importam
11h45; 12h45: Debate de pesquisadores 3: agenda de pesquisa Filip de Fruyt (U-Ghent)
12h30; 13h00: Conclusões Coordenador da mesa e Dirk

Debate de conclusão (Sessão aberta)
Coordenador da mesa: Dirk Van Damme (Diretoria de Educação e Competências, OCDE)

15h00; 15h15: Introdução Coordenador da mesa
15h15; 15h45: Apresentação do livro ;Uma Questão de Caráter; Paul Tough (jornalista)
15h45; 16h15: Coffee break
16h15; 17h00: Mesa redonda: Em direção a uma abordagem plena do desenvolvimento de competências
17h00; 18h00: Conclusões do Fórum Internacional de Políticas Públicas e agenda para o futuro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação