Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Estudantes participam de lançamento de programa educativo contra corrupção

Mauricio de Sousa participou do evento

Cerca de 80 crianças de uma escola pública do Distrito Federal participaram ontem do lançamento da edição 2014 do programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania". A iniciativa pretende disseminar entre as crianças valores como participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo.

A fim de aproximar as crianças do conteúdo a ser trabalhado, o material educativo será protagonizado pelos personagens da Turma da Mônica, criados pelo cartunista Mauricio de Sousa. Nesse ano, o programa pretende alcançar cerca de 100 mil estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, distribuídos em 1100 escolas de todo o Brasil.

O evento de abertura contou com a participação do cartunista Mauricio de Sousa; do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage; do Ministro da Educação, José Henrique Paim e do Coordenador da Unidade de Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Nivio Nascimento.

Em seu discurso, Sousa dirigiu a palavra diretamente aos estudantes: "Vocês vão ajudar a engrandecer esse país ainda mais. Vão aprender o que é ética, o que é cidadania, coisas que são necessárias para todos os cidadãos", disse ele. Nascimento destacou a importância do programa para o futuro: "Nós temos de investir nas novas gerações de crianças, que um dia ocuparão os cargos de poder do país".

Após explicar de forma simples como a corrupção afeta a vida de todos, Hage completou: "A Turma da Mônica vai saber ensinar muito melhor para vocês o que é combate à corrupção, cidadania e ética". Paim destacou a importância da continuidade desse programa, que em 2014 chega ao sétimo ano de realização.

O programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania" é realizado por meio de uma parceria da CGU, do Instituto Mauricio de Sousa e do UNODC desde 2008. Em 2009, o cartunista recebeu o prêmio UNODC por suas ações de incentivo à conscientização do público infantil em relação à corrupção com materiais informativos da Turma da Mônica.

Ascom/UNODC