Ensino_EducacaoBasica

18 projetos brasileiros são selecionados para feira internacional

A Feira Intel 2014 ocorre em maio, nos Estados Unidos

postado em 30/04/2014 13:40
No total, 34 estudantes brasileiros foram selecionadosUma delegação de 34 estudantes brasileiros foi selecionada para participar da Feira Internacional de Ciência e Engenharia Intel (Intel ISEF 2014), que ocorrerá de 11 a 16 de maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A feira reúne mais de 1,6 mil jovens cientistas, que apresentam projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados em 16 de maio.

Os projetos brasileiros foram selecionados nas duas principais feiras nacionais ; a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu em outubro de 2013 em Novo Hamburgo (RS), e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que se sucedeu em março de 2014, em São Paulo (SP).

A feira é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas. No ano passado, o principal destaque brasileiro foi o projeto do estudante Tulio Vinicius Andrade Souza, 17 anos, de Recife (PE). Com o projeto Educação física escolar: soluções pedagógicas para as principais dificuldades encontradas pelos professores na educação básica, ele investigou entre professores as principais dificuldades da prática da educação física, estabelecendo um paralelo entre as doenças que derivam do sedentarismo e a falta de interesse pela prática física na escola. O estudante conquistou o terceiro lugar do prêmio Grand Award, na categoria Ciências Sociais e do Comportamento, no valor de US$ 1.000.

Conheça os projetos da Delegação Brasileira:

Rio Grande do Sul
Sistema Android de Monitoramento Residencial para Deficientes Visuais (SIMDEV)
Estudantes: Leonardo Gabriel da Paz e Lucas Manique Leal
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Mostratec
Os estudantes desenvolveram um sistema de monitoramento residencial para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. O sistema é composto por um aplicativo para plataforma Android e dispositivos de monitoramento espalhados pela residência.

Corretor Ortopédico de Postura (CORPOS)
Estudantes: Lucas Henz Garcia, Lucas Raupp Hans e Murilo Machado Pinto
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Mostratec
CORPOS é um sistema de monitoramento de postura que busca corrigir e prevenir lesões à coluna vertebral. O sistema monitora as angulações posturais e acompanha a evolução postural do usuário ao longo do tempo.

Produção da L-Asparaginase a Partir do Grão de Kefir
Estudantes: Bárbara Carolina Federhen
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Mostratec
O projeto buscou estudar a produção a enzima L-Asparaginase por meio do grão de Kefir, uma colônia de micro-organismos benéficos à saúde humana, constituído principalmente por fungos e bactérias. A L-Asparaginase é amplamente utilizada no tratamento de pessoas que possuem a leucemia linfoide aguda (LLA), doença que converte a enzima em ácido aspártico e amônia, substâncias que células doentes não podem digerir.

MASE ; Membrana de Absorção Seletiva
Estudantes: Gabriel Chiomento da Motta e Raíssa Müller
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Febrace
O projeto foi desenvolvido buscando criar uma técnica eficaz contra os casos de derramamentos de petróleo, que representam um problema ambiental de grande impacto. A solução desenvolvida foi uma membrana porosa e com polaridade voltada para líquidos apolares, que pode ser aplicada na contenção de derramamentos de óleos em geral, evitando a contaminação de solos.

São Paulo
Correlação entre histologia da fibra de colágeno e força muscular em atletas com hipermobilidade articular
Estudantes: Tatiana Ciocler Trahtenberg
Escola Antonietta e Leon Feffer
Finalista Mostratec
O projeto envolve pesquisa com atletas de alta performance da ginástica artística, para verificar se há redução de sua força muscular em função da sua hipermobilidade articular. Há relatos de que atletas hipermóveis apresentam uma intensidade de força muscular diminuída, o que pode prejudicar o desempenho esportivo e aumentar a predisposição a lesões.

Mitocôndria: diferentes adaptações a condições de crescimento com possíveis implicações em infectologia
Estudantes: Barbara Cohen
Escola Antonietta e Leon Feffer
Finalista Mostratec
O projeto analisa respostas adaptativas da mitocôndria de Candida albicans submetidas a baixas concentrações de oxigênio e altas temperaturas para identificar como ela se adapta e modula a adaptação do fungo em mudanças repentinas de condições de crescimento associadas à infecção hospitalar. Os resultados podem ter importantes implicações na área de epidemiologia e infectologia.

Pele humana para transplantes e testes farmacológicos
Estudante: Ângela Ferreira de Oliveira
Escola Técnica Professor Carmelino Correa Júnior
Finalista Febrace
A estudante desenvolveu um tecido feito de pele suína que mimetiza a pele humana com toda a sua estrutura de epiderme e de derme. A solução é uma alternativa para tratamento de queimados, na recuperação da pele de pessoas afetadas por tumores, hérnias ou feridas de difícil cicatrização.

Efeitos da transformação de células XP por genes E6 e E7 de HPV nas respostas à luz UV: Letalidade Sintética e as perspectivas para o tratamento do câncer de colo de útero
Estudantes: Eduardo Padilha Antonio
Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP ; SP
Finalista Febrace
O projeto tem por objetivo avaliar as respostas de culturas de fibroblastos de pacientes com a síndrome xeroderma pigmentosum (XP) à luz UV após a inserção dos genes E6 e E7 de HPV (vírus responsável pelo câncer de colo de útero), esperando sensibilizar as células a agentes que lesam o DNA e abrindo perspectivas para a potencialização do tratamento do câncer de colo de útero.

Transformação do Isopor em Impermeabilizante
Estudantes: Gisele Cavalcante dos Reis, Jaqueline Alves Pereira da Silva e Lucas Gustavo Pelinson
Escola Técnica Estadual Ribeirão Pires
Finalista Febrace
O isopor (poliestireno expandido) tem larga utilização na indústria, porém seu descarte é extremamente danoso ao meio ambiente e não há programas de coleta seletiva para esse material. Seu descarte indevido é nocivo ao meio ambiente. A partir deste problema, os estudantes buscaram uma solução para reciclagem do produto, utilizando o material para a fabricação de impermeabilizante. A solução buscou a reutilização do isopor em misturas de concreto para construções, criando um revestimento protetor de superfície que impede absorção de água e viabiliza a melhoria da durabilidade do concreto.

Ceará
Grupo Phylos: Coral estudantil como instrumento de inclusão cultural
Estudantes: Lorena Sampaio Nascimento e Mateus de Sousa Nogueira
Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Finalista Mostratec
O grupo apresenta um projeto de inclusão social e cultural que visa integrar jovens e adolescentes no universo cultural, por meio de técnicas de canto coral, teatro e dança.

Extração e pré-purificação de baixo custo de bromelina a partir de Croatá (neoglaziovia variegata) por cromatografia líquida de alta eficiência: uma alternativa antibacteriana e antifúngica eficaz
Estudantes: Francisco Daniel Adriano e Francisco Daniel Adriano
Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França
Finalista Febrace
O projeto surgiu a partir da necessidade de apresentar métodos alternativos para separação de bromelina, uma enzima proteolítica, extraída a partir da Neoglaziovia variegata (bromélia típica do semiárido cearense). Os métodos utilizados foram a cromatografia em camada delgada e cromatografia líquida de alta eficiência, como alternativas eficazes na separação e pré-purificacão da bromelina. A solução tem baixo custo, alto poder extrativo e eficiente na profilaxia de problemas de saúde pública através da criação de antibióticos com poder antiviral e antifúngico eficaz.

Rio Grande do Norte
ECO Brise - Conforto e eficiência energética para ambientes
Estudantes: Caio Celso Azevedo de Araújo, Allyson Franklin Marinheiro Borges e Joatã Kesley Oliveira
Instituto Federal RN Campus Natal
Finalista Mostratec
O projeto tem como objetivo a construção de um brise-soleil (quebra-sol) automático e autossuficiente que servirá como anteparo variável para controle da incidência solar por meio de janelas em edificações.

Minas Gerais
Aplicação Biotecnológica da Planta Nim (Azadirachta indica) no Combate a Pragas Agrícolas
Estudantes: Caroline Alcântara de Sousa Cirino, Dayana Stéfane de Sousa Silva, Sávio Henrique da Silva
Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa
Finalista Mostratec
O estudo visa produzir inseticidas e carrapaticidas orgânicos, com extratos aquosos e etanólicos de folhas de Azadirachta indica, uma espécie natural da Ásia e do subcontinente indiano, utilizada como praguicida.

Mato Grosso do Sul
Star Tracker: Um Framework Computacional para Localização de Corpos Celestes
Estudantes: Leonardo Vasconcelos Lopes
Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
Finalista Mostratec
O Star Tracker é um dispositivo desenvolvido para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android. Com o céu modelado em interface gráfica 3D feito em Java e usando OpenGL, o usuário seleciona uma estrela na aplicação e, com as coordenadas do corpo celeste e cálculos de tempo sideral, é possível conhecer sua direção em relação à posição do observador.

Desenvolvimento de tecnologia adesiva para prevenir a proliferação de larvas do mosquito da dengue em ambientes urbanos
Estudantes: Gabriel Tiago Galdino
Colégio Nova Escola
Finalista Febrace
O estudante aproveitou o líquido da castanha de caju, descartado pela indústria, para desenvolver uma solução inseticida, buscando controlar o vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti.

Potencial anticarcinogênico de suplemento nutracêutico à base de soja quantificado com altas taxas de genisteína e daidzeína
Estudantes: Carla Fernanda Okabe e Rayane Dayara de Souza Melo
IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Finalista Febrace
O estudo buscou desenvolver um suplemento com altas taxas dos bioativos da soja, genisteína e daidzeína, como uma possível alternativa não-tóxica para a prevenção e tratamento do câncer.

Paraná
Identificação de organismos bioindicadores do litoral paranaense por meio de análise correlativa de fatores bióticos e abióticos (Fase II) ; Uma ferramenta para análise de qualidade ambiental
Estudantes: Nayara Martins Orsi e Flávia Carolina Faggião
Colégio Interativa
Finalista Febrace
O objetivo das estudantes foi propor um novo parâmetro para análise de qualidade ambiental que tivesse como base a utilização dos organismos fitoplanctônicos como bioindicadores de alterações do ambiente, visto que esses possuem grande riqueza e abundância de espécies e são altamente sensíveis às alterações ambientais.

Rio de Janeiro
Aperfeiçoamento das técnicas de cultivo e diferenciação ;in vitro; de células tronco provenientes do leite materno
Estudantes: Luiza Maíra Ribeiro da Silva, Luiza Maíra Ribeiro da Silva e Maitê Campos Corrêa Mascarenhas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro
Finalista Febrace
Recentemente, descobriu-se que o leite materno é fonte de células tronco mesenquimais, população de células-tronco multipotentes capaz de oferecer suporte a hematopoese e de se diferenciar em diferentes linhagens celulares. No entanto, há grandes desafios à sua manutenção ;in vitro;. O objetivo das pesquisadoras é estabelecer uma metodologia para manutenção ;in vitro; destas células obtidas de doadoras voluntárias em três categorias de acordo com o tempo de lactação. O sucesso na manutenção dessas células tronco, é fundamental para uma segunda fase do projeto, que é fornecer uma alternativa nos tratamentos de terapia celular para pacientes que sofreram lesões cardíacas, causadas por exemplo, por um infarto do miocárdio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação