postado em 12/05/2014 18:52
A primeira semana do Encontro do Esporte Paralímpico 2014, promovido pelo projeto Esporte e Cidadania, foi um sucesso. Cerca de 2 mil alunos dos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participaram do curso de criatividade e modelagem em argila, ministrado por artista cego. Além de despertarem o talento artístico, crianças, jovens, adultos e idosos vivenciaram dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual e aprenderam a lidar com situações do dia a dia de quem não pode enxergar. A partir desta terça-feira (13/5), começam as experiências esportivas. Alunos com e sem deficiência serão convidados novamente a se juntar para praticar modalidades adaptadas e atividades que visam sensibilizar para as diferenças e estimular uma convivência respeitosa, livre de discriminações. Atletas profissionais participarão de dinâmicas junto com os alunos. A iniciativa é uma parceria da Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e Secretaria de Esporte do Distrito Federal.
Na programação, estão oficinas de experimentação de basquete em cadeira de rodas, bocha adaptada, parabadminton e vôlei sentado, além de gincana e corrida de orientação. Nesta última, cada grupo deve contar com ao menos um integrante com deficiência ou simulando alguma deficiência. As equipes deverão cumprir trajetos nos Centros Olímpicos, organizando-se da melhor forma para que todo o grupo possa concluir a atividade.
O encerramento do Encontro será na sexta-feira (16/5), a partir das 8h, no Centro Olímpico de Samambaia. Haverá um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos da garotada sobre esportes paralímpicos, com base em jornalzinho produzido especialmente para o evento. As equipes vencedoras serão premiadas com troféus. O governo do Distrito Federal estará presente para a entrega de certificados aos primeiros beneficiados pelo Programa Bolsa Paratleta Paralímpica, instituído após lei distrital sancionada em dezembro de 2013.
;Os resultados da primeira etapa do Encontro foram gratificantes. Os alunos ficaram sensibilizados e conseguiram extrair lições surpreendentes das atividades com pessoas com deficiência visual. A expectativa agora é que, com a vivência esportiva de outros tipos de deficiência, eles enfrentem novos desafios e experimentem a superação e integração;, destaca Mariana Borges, superintendente da Fundação Assis Chateaubriand.
Programação do Encontro do Esporte Paralímpico 2014
13/5 (terça): Experimentação de modalidades esportivas adaptadas
14/5 (quarta): Gincana
15/5 (quinta): Corrida de orientação
16/5 (sexta): 8h, encerramento do evento no Centro Olímpico de Samambaia
As atividades dos dias 13, 14 e 15 ocorrem simultaneamente nos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, nos turnos matutino e vespertino.
Quem pode participar: somente alunos dessas unidades esportivas
Saiba mais em e