Ensino_EducacaoBasica

Em ritmo de Copa

Escolas vão dar férias ou folgas nos dias de jogos do Mundial a partir de junho

postado em 26/05/2014 10:15

Arthur, Rafael, Maria Luisa e Henrique: 31 dias de brincaderias, descanso e torcida

A Copa do Mundo está logo aí, e os professores começam a passar os últimos conteúdos antes das férias, que, na maioria dos colégios, começam em junho. O calendário deste ano foi alterado para reduzir o trânsito nas cidades sedes dos jogos. Na rede pública, os alunos entram em recesso de 12 de junho a 13 de julho. O calendário das escolas particulares é diferente. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, 70% das 480 escolas vão decretar recesso escolar em 12, 17, 23 e 30 de junho e de 1; a 12 de julho. As outras 30% devem seguir o calendário da rede pública.

Veja aqui como a galera que o Super! conversou planeja proveitar os dias de folga para torcer, brincar, viajar; E também estudar! Afinal, depois de um tempo sem pisar na sala de aula, os conteúdos podem ser esquecidos e, para não se dar mal na volta às aulas, estudar de leve é uma boa saída. Esse time solta o verbo para falar sobre o recesso, a Seleção Brasileira e os pontos positivos e negativos de o Brasil ser sede da Copa.

Escola Classe 204 Sul
Recesso: de 12 de junho a 13 de julho

Maria Luisa de Holanda, Arthur Fernandes, Rafael Estrela, 9 anos, e Henrique Vasconcelos, 10, não veem a hora de o recesso começar. O quarteto está colecionando álbuns de figurinhas da Copa. Com mais de um mês de folga, Maria Luisa não tem medo de esquecer os conteúdos porque os últimos dias antes do recesso serão de provas. Quando os estudantes retornarem, vão começar a estudar novos assuntos. Ela gostou do novo calendário:

; É melhor ter férias durante toda a Copa do que ter a liberação apenas nos dias dos jogos. Vamos ficar em casa para torcer pelo Brasil. Vai ser a maior festa. Mesmo quem não vai ao estádio sente mais emoção porque vamos sentir como se os jogadores estivessem pertinho da gente. Vamos ganhar!

Arthur acredita que jogar em casa é o grande trunfo dos brasileiros:

; Espanha, Portugal, Colômbia e Itália são concorrentes fortes, mas, com o incentivo da torcida, acho que vamos ganhar. O ruim de a Copa ser aqui é que, se perdermos, vai ser muito pior; Também tenho medo de ter briga nos estádios. Isso seria ruim para a imagem do Brasil.

A convocação do Felipão foi elogiada por Rafael Estrela:

; Neymar, Júlio César, Fred; Todos foram ótimas escolhas. O Brasil tem muita chance de ganhar a Copa, mas não está preparado para receber tantos turistas porque tem muito aeroporto inacabado e violência. Mas o Mundial também é a chance de o Brasil mostrar que é alegre e cheio de cultura.

Henrique está ansioso pelo hexa:

; A última Copa que o Brasil ganhou foi em 2002. Eu não tinha nem 1 ano. Chegou a minha hora de ver o Brasil ser campeão. Tomara que não aconteçam manifestações para não desanimar os jogadores.

Le Petit Galois


Marcela, Matheus, Pedro, Larissa e Tiago acreditam que participar é mais importante que ganhar a Copa (Paula Rafiza)
Marcela, Matheus, Pedro, Larissa e Tiago acreditam que participar é mais importante que ganhar a Copa

Recesso: de 12 de junho a 11 de julho

Tiago de Jesus Chehab, 10 anos, acha que o recesso é muito importante:

; Todo mundo tem que ter o direito de torcer! A Seleção Brasileira vai estar tão forte que as outras seleções vão querer fugir. A Copa dá ao Brasil a chance de mostrar ao mundo o que tem de bom.

Assistir a um jogo pessoalmente é uma chance única para Larissa Silveira, 10:

; Vou ficar muito nervosa no estádio! Vou animar os jogadores. Um lado ruim da Copa é que eu acho que vai ter muito trânsito e manifestação.

Pedro Vieira, 10, não vai ver apenas um, mas três jogos pessoalmente: a abertura da Copa, em São Paulo, uma partida em Brasília e uma em Fortaleza.

; Esse recesso por causa da Copa é uma maravilha porque vou ter mais tempo para descansar e torcer. Pedi muito para os meus pais para ver jogos nos estádios, porque é muito mais emocionante do que ver pela televisão. Na final, talvez o Brasil enfrente Espanha, França ou Holanda, que são times muito fortes. Mesmo se a nossa seleção não ganhar, tudo bem, o que importa é participar.

Marcela Costa, 10, está animada para ver Neymar, Hulck, Fred e Daniel Alves entrarem em campo:

; Temos que ganhar esse hexa! Acho legal que o Brasil receba tantas pessoas de todo o mundo, mas as cidades vão ficar cheias. Se o trânsito já está ruim agora, imagine quando os turistas chegarem;

A vinda de estrangeiros para Brasília é uma boa para Matheus Bittar, 10, cuja família é dona de uma rede de hotéis. Matheus vai torcer no Brasil e no exterior:

; Vou ver a abertura da Copa em São Paulo. Depois, vou viajar para Miami para passar duas semanas com meus primos. A torcida pelo Brasil nos Estados Unidos vai ser muito animada.

Quando eu voltar para Brasília, vou estudar um pouquinho para me preparar para a volta às aulas.

Colégio Marista Champagnat de Taguatinga


Letícia, André, Pedro e Ana Carolina vão revisar o conteúdo quando voltarem às aulas (Paula Rafiza)
Letícia, André, Pedro e Ana Carolina vão revisar o conteúdo quando voltarem às aulas

Recesso: de 12 de junho a 13 de julho

Nessa escola, quando os alunos voltarem do recesso, vão dar de cara com uma revisão para relembrar os conteúdos das provas. André Ilário de Lucena, 10 anos, acredita que torcer de perto é uma das vantagens de o Brasil sediar o Mundial, mas ele não curte alterações no calendário escolar:

; Ano passado, fomos liberados nos dias de jogos da Copa das Confederações. Não foi legal porque, depois, a gente teve que repor nos fins de semana. Este ano, vai ser um pouco melhor porque não vamos ter reposição.

Para Ana Carolina Barreto, 10, estudar nas férias não é novidade: ela sempre reserva cinco dias para revisar. Apesar de trazer lucro com o turismo, Ana Carolina acredita que a Copa provoca mais gastos aos cofres públicos:

; O dinheiro usado na construção dos estádios e na reforma de aeroportos poderia ser investido em saúde e educação; É importante que os adultos não se esqueçam das eleições e escolham bons representantes para melhorar o país.

Pedro Sales, 12, gostou da antecipação do recesso:

; As pessoas estão preocupadas demais em lucrar, mas a Copa tem que ser de lazer e de diversão; Temos a oportunidade de passar tempo em família torcendo. Vamos descansar bastante e voltar para a escola renovados.

Preocupada com a alta dos preços durante o Mundial, a família de Letícia Bernardes, 11, antecipou a viagem de férias: a aluna e os pais vão passar uma semana em Fortaleza alguns dias antes de o recesso começar. Para não perder o ritmo de estudos, Letícia aposta em leitura e em jogos on-line de português e matemática. É claro que ela também vai torcer:

; Estou muito otimista. A julgar pela Copa das Confederações, nossa Seleção é uma forte concorrente. Temos ótimos jogadores, como o Neymar. Acho que vamos ganhar!

Programe-se

Recesso das escolas públicas
De 12 de junho a 13 de julho, seguindo orientações da Lei Geral da Copa.

Recesso das escolas particulares
Os colégios particulares não precisam cumprir a Lei Geral da Copa, que estabelece 31 dias de férias. Cada instituição de ensino decide como vai se programar. A sugestão do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) é que haja recesso em 12, 17, 23 e 30 de junho e de 1; a 12 de julho. Segundo o Sinepe, 70% dos 480 colégios do Distrito Federal vão seguir as datas sugeridas pela entidade. Apenas 30% das escolas particulares vão parar durante os 31 dias determinados pela Lei Geral da Copa.

Calendário da Copa do Mundo

Abertura
Quinta-feira, 12 de Junho, às 17h,
na Arena de São Paulo (SP)
Brasil x Croácia

Final
Domingo, 13 de julho, às 16h,
no Estádio do Maracanã (RJ)

Jogos em Brasília

Fase de grupos

Domingo, 15 de junho, às 13h
Suíça x Equador

Quinta-feira, 19 Junho, às 13h
Colômbia x Costa do Marfim

Segunda-feira, 23 de junho, às 17h
Camarões x Brasil

Quinta-feira, 26 de junho, às 13h
Portugal x Gana

Oitavas de final
Segunda, 30 de junho, às 13h
1; do grupo E x 2; do grupo F

Quartas de final
Sábado, 5 de julho, às 13h

Disputa pelo 3; lugar
Sábado, 17 de julho, às 17h


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação