Ensino_EducacaoBasica

Jornada integral se amplia para atingir 60 mil escolas em 2014

postado em 27/05/2014 15:51
A jornada ampliada de sete horas chegará a 60 mil escolas públicas do Brasil no final de 2014. A informação foi dada pelo ministro Henrique Paim nesta terça-feira, 27, no programa de rádio Hora da Educação, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

Atualmente, 49 mil escolas de todo o país adotam a jornada ampliada. O programa Mais Educação está com prazo de cadastramento aberto até 30 de junho, para que escolas públicas interessadas façam sua adesão.

;Temos tido uma demanda muito grande pela educação de tempo integral e uma boa parceria com as secretarias dos estados e municípios, o que torna factível e possível atingirmos em dez anos a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que é de 25% das matrículas em educação integral;, afirmou o ministro.

Paim ressaltou também o crescimento de 140% nas matrículas nessa modalidade, de 2010 a 2013, revelado pelo Censo da Educação Básica de 2013. ;Foi basicamente um crescimento nas escolas públicas. Se considerarmos somente o período de 2012 para 2013, tivemos um crescimento de 45%, o que mostra que estamos no caminho certo;, afirmou.

O cadastramento das escolas deve ser feito por meio do acesso ao sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo. O Mais Educação oferece educação integral por meio da diversificação de atividades educacionais, entre as quais esporte e cultura.

As escolas do Mais Educação passam a oferecer orientação de estudos e leitura, com acompanhamento pedagógico, obrigatória para todas as escolas. As atividades no contraturno recebem monitoria, preferencialmente, de estudante de licenciaturas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ou de estudantes de graduação com estágio supervisionado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação