Ensino_EducacaoBasica

Olimpíada Brasileira de Matemática começa nesta terça-feira

postado em 02/06/2014 19:19
A prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) vai ser aplicada nesta terça-feira (3/6) nas mais de 3 mil escolas públicas e particulares participantes. Em sua 36; edição, a OBM conta com número recorde de inscrições: são mais de 560 mil estudantes de ensino fundamental e médio.

Na prova da Olimpíada, os alunos serão divididos em três níveis. Os estudantes do ensino fundamental participam dos níveis 1 e 2. No nível um, ficam os alunos do 6; e do 7; ano e, no nível 2, os do 8; e do 9; ano. Os alunos do ensino médio participam do nível 3.

;Eu estou muito ansiosa, mas, como estudei muito, acho que vou conseguir tirar uma nota boa;, conta a estudante Rafaella Ferreira, que tem 13 anos e está no 8; ano do ensino fundamental no Colégio Marista. Ela explica que a escola preparou um grupo de estudos especial para a OBM. Além de refazerem questões de provas anteriores, os alunos leram e debateram o conteúdo em grupo.

Para ajudar os alunos a estudar para a OBM, o Centro de Ensino Médio 9 da Ceilândia realiza aulões que abordam a matemática de forma mais envolvente e criativa. Com as brincadeiras e os jogos, os alunos ficam mais empolgados para aprender a matéria. A Coordenadora de Olimpíadas do CEM 9 de Ceilândia, Alessandra Lisboa, explica que os ex-alunos do CEM, que hoje estudam na Universidade de Brasília, voltam à escola para dar os aulões. ;Além disso, alguns dos nossos próprios alunos que têm facilidade em matemática nos procuram para ajudar como Monitores Olímpicos;, conta Alessandra.

Os estudantes terão no máximo 3 horas para resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha. Os professores das escolas participantes vão corrigir as provas de acordo com o gabarito oficial, a ser publicado no a partir da próxima sexta-feira (6/6).

Confira as fases da OBM

1; fase - terça-feira, 3 de junho, nas escolas inscritas
2; fase - sábado, 6 de setembro, nas escolas inscritas
3; fase - sábado e domingo, 25 e 26 de outubro, local a definir
Resultado: os nomes dos estudantes premiados no site da OBM em dezembro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação