postado em 05/06/2014 19:44
Escola Classe Varjão do Torto recebe o projeto Semestes do Amanhã, de 2 a 9 de junho, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente. A data é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A iniciativa ; que já passou pelas unidades de ensino Vila Rabelo, em Sobradinho 2 e Escola Classe 2, na Estrutural;, promove a conscientização ambiental de crianças de 7 a 11 anos. A ação contemplará um colégio de cada uma das seis regiões mais economicamente vulneráveis do Distrito Federal ; Sobradinho II, Varjão, Estrutural, Itapõa, Ceilândia e Vila Telebrasília. O objetivo do projeto é incitar a mudança de atitude e fazer com que os jovens percebam que têm responsabilidade sobre a preservação e o cuidado como planeta. Além disso, o foco do trabalho é aplicar o que foi proposto na Carta da Terra ; declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.Dentre as atividades desenvolvidas pelo projeto estão: Oficina de cantigas de rodas, que resgata brincadeiras antigas com temas relacionados à consciência ambiental nas crianças e conta com a participação de uma companhia de teatro local para ajudar nas dinâmicas; contação de histórias, oficina que trata sobre educação ambiental, a partir da leitura de livros escritos por autores brasileiros; oficina de reciclagem, arte e criação, que trabalha com a ideia dos 3R;s ; reduzir, reutilizar e reciclar ;, e busca fazer com que os alunos reaproveitem materiais utilizados em casa e os transformem em brinquedos, cofres e porta-retratos; visita de campo, que proporcia o contato mais direto entre os estudantes e a natureza. Além disso, a saída de campo permite que os alunos vejam de forma mais prática os passos e as atitudes que precisam ter para garantir a preservação do planeta.
Fabíolla Fernandes, coordenadora de produção do Semestes do Amanhã, enfatiza que o projeto é relevante porque promove uma mudança de atitude nas crianças. ;Com a iniciativa, os estudantes percebem que é importante existir uma conexão entre o ser humano e a natureza. Afinal, eles serão a ponte entre a família e o que aprenderam. Eles serão os verdadeiros agentes multiplicadores da educação ambiental;, completa.
Visita especial
Durante as duas saídas de campo, que ocorreram em 3 e 4 de junho, 120 alunos receberam mini-oficinas coordenadas por instrutores formados em ciências ambientais. A visita especial foi feita na Casa da Árvore, instituição pedagógica focada em educação ambiental, localizada no Córrego do Urubu, no Lago Norte. Nas mini oficinas, os estudantes assistiram a apresentações sobre poluição e formas de conter o aumento dela, plantio de mudas, compostagem (processo biológico em que microrganismos transformam a matéria orgânica em um composto, que pode ser utilizado como adubo) e reutilização de materiais. Além disso, um pequeno grupo de 10 alunos se aventurou em uma trilha ecológica para conhecer melhor o bioma do cerrado.
Motivados a promover mudanças
Daniel Viana da Silva, 7 anos, aluno do 2; ano do ensino fundamental da Escola Classe Varjão do Torto, gostou bastante da experiência. ;Eu nunca tinha plantado. Eu achei bem legal ter plantado um girassol. Eu acho importante participar desse projeto porque a gente ajuda a não matar os animais e as plantas, eles são amigos da gente;, acrescenta.
Para Daniel também é preciso ter atitudes sustentáveis para preservar o planeta. ;Sempre que eu saio de um lugar, eu apago a luz. O meu banho demora uns 8 minutos;, enfatiza. O jovem ainda ressalta que gostou tanto da oficina que participaria de novo, caso tivesse outra oportunidade.
Jamile da Silva, 7 anos, aluna do 2; ano da Escola Classe Varjão do Torto, afirma que achou a experiência relevante, principalmente, porque pretende trabalhar com isso no futuro. ;Eu quero ser cuidadora de plantas quando eu crescer. Por mim, eu voltava lá agora para cuidar das plantas e não deixar que elas morram. Inclusive, eu adorei ter plantado um girassol, apesar de não ter sido a primeira vez;, destaca.