postado em 13/06/2014 15:17
O projeto de criação de uma agência de publicidade e propaganda experimental na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, provocou mudanças positivas entre os alunos participantes. Desenvolvido na turma B do oitavo ano do ensino fundamental, que apresentava as notas mais baixas da escola, o projeto incluía, entre os principais benefícios, a elevação da autoestima dos estudantes.;O projeto Agência de Publicidade e Propaganda 30IdeiasPP foi um divisor de águas para nossa escola;, diz seu criador, o professor Alexandre Gonçalves de Souza. Segundo ele, ;o respeito, o carinho, a dedicação, o compromisso e a vontade de vencer foram mudanças evidentes em nossos alunos;.
Contratada, de forma fictícia, pela direção da escola, a agência funcionava de modo semelhante ao de uma real, com a tarefa de desenvolver as campanhas publicitárias solicitadas. Os estudantes foram divididos em cinco equipes, denominadas departamentos, de acordo com as habilidades de cada um. Como o projeto foi desenvolvido em parceria com professores de outras disciplinas, os departamentos estavam ligados diretamente às disciplinas envolvidas: recursos humanos (língua inglesa), contabilidade e financeiro (matemática), linguística e design (língua portuguesa), criação e finalização (tecnologias educacionais).
O trabalho foi um dos vencedores da sexta edição do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Educação Digital. Hoje, funciona como projeto extraclasse, aberto à participação de todos os alunos. ;Criamos uma agência de cinema dentro da escola para a produção de pequenos filmes sobre a cultura de Mato Grosso do Sul;, explica Alexandre. ;Com isso, realizaremos intercâmbio cultural com alunos de outros países da América Latina por meio de uma rede internacional de educadores inovadores.;
Orgulho
De acordo com o professor, apesar de algumas dificuldades encontradas para a realização do projeto ; conexão com a internet e pane nos computadores, entre outros ;, o trabalho teve continuidade, com o esforço dos estudantes. ;Dessa forma, quando os prêmios começaram a chegar, tudo mudou. Os alunos, orgulhosos, anunciavam na comunidade o que acontecia na escola;, destaca Alexandre. ;Minha vida é dividida entre antes e depois do 30IdeiasPP e meu currículo foi enriquecido.;
Com graduação em filosofia e em história e especialização em mídias na educação, Alexandre exerce a atividade de professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos na escola Olinda Conceição Teixeira Bacha. Para ele, a evolução constante das tecnologias apresenta cenário inovador e desafiador para a educação. ;Cabe à escola inserir o aluno nesse novo mundo.;