postado em 01/07/2014 16:05
O projeto Copa do Nosso Mundo foi muito bem recebido pelos alunos do terceiro ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, Tocantins. A constatação é da professora Dionita Araújo Amorim, responsável pelo desenvolvimento do trabalho, em parceria com a coordenadora do laboratório de informática, Tereza Gorete, e com a coordenadora de projetos e programas, Fabrícia Neli Johann Martins. O projeto teve início em abril último.;Empolgados, os alunos não querem faltar às aulas;, revela Dionita. Durante as atividades escolares, eles competem como se estivessem participando de uma competição escolar. ;Não inserimos iniciativas extras ou artificializadas, apenas direcionamos a metodologia para atender conteúdos já previstos para uma ação criativa e lúdica;, explica. ;Dessa forma, o projeto não é algo a mais para fazer, mas uma forma diferente de fazer.;
De acordo com a professora, todas as atividades são vistas como competições. Os alunos, em equipes (seleções) realizam as ações e ganham pontos (gols). Eles mostram estar motivados, curiosos e interessados. ;Até mesmo alguns conteúdos que poderiam ser considerados ;chatos; passaram a ser vistos, com o projeto, como divertidos;, destaca.
Leitura de textos e poemas, formação de palavras, montagem de desafios matemáticos, pesquisas na internet sobre temas como a história da Copa do Mundo e as seleções participantes são algumas das atividades realizadas. Há também entrevistas, atividades esportivas e de recreação e a confecção de um minidicionário temático.
De acordo com Dionita, no decorrer das ações, os ;jogadores-alunos; têm demonstrado uma aprendizagem mais colaborativa. Um ajuda o outro, com incentivos para que a ;seleção; marque o ;gol;. ;Alguns alunos, que tinham tendência a deixar as atividades inacabadas ou realizadas de forma rotineira, agora querem fazer melhor. Com isso, o rendimento das atividades aumentou;, observa a professora. Formada em pedagogia, ela está no magistério há mais de 21 anos.
No fim das competições, será realizada uma festa para premiar a equipe vencedora, os melhores ;atletas;, o ;jogador; mais dedicado. Será montada, então, uma exposição para apresentar aos pais e à comunidade os registros das atividades realizadas.
Valorização
;Ao idealizarmos o projeto, pensamos em algo que tivesse a Copa do Mundo como inspiração, mas que valorizasse também a realidade do aluno e as atividades escolares;, salienta Fabrícia Neli. ;Por isso, a palavra ;nosso;, para mostrar que houve uma apropriação do tema com foco na realidade.;
De acordo com Fabrícia, houve também a preocupação em provocar o pensar sobre o mundo, sobre a vida e as pessoas. Ela é pós-graduada em gestão pública e atua no magistério há 20 anos.
O Colégio Estadual Dom Alano, com 1.040 alunos, matriculados no ensino fundamental e no médio, desenvolve também o projeto Copa Dom Mundo, realizado em todas as turmas, de forma interdisciplinar. O trabalho envolve todas as áreas do conhecimento.
;Os principais resultados alcançados pelos projetos são o envolvimento dos alunos e dos professores;, diz a diretora da escola, Amanda Emiliene Arruda Azevedo. Outro fator importante, segundo ela, é o estímulo à produção individual e coletiva. ;Isso torna o aluno mais participativo, crítico e, principalmente, protagonista no processo de ensino;, avalia.
Pedagoga com experiência também em docência e em coordenação pedagógica, a diretora acredita que os projetos devem considerar a faixa etária e o interesse dos estudantes, de forma a criar ações adequadas e a respeitar os alunos como autores de sua aprendizagem. ;É importante que os projetos tenham a cara do aluno.;