O sorriso do açougueiro Francisco Camelo Abreu, 38 anos, expressa o orgulho de ver o desenvolvimento da filha Maria Cauani, 3 anos na creche. ;Ela já lê algumas palavras e, quando a gente escreve, copia igual embaixo. É muito inteligente;, derrete-se. A menina é a mais nova dos três filhos e, até três semanas atrás, ficava com uma babá. A inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância Ipê-Rosa (Cepi-Ipê Rosa), em Samambaia, garantiu o acesso dela à educação integral e deu mais tranquilidade à família. ;Agora, a gente a deixa na escola e trabalha mais tranquilo;, completa Francisco.
A unidade de ensino foi inaugurada oficialmente ontem pelo governador Agnelo Queiroz e o ministro da Educação, Henrique Paim, e simbolizou o início das atividades de 18 creches. Somente na unidade de Samambaia, 112 meninos e meninas serão beneficiados. No total, há vagas para 2.026 crianças.
As creches inauguradas ontem terão gestão compartilhada entre poder público e entidades filantrópicas. Elas serão responsáveis pela contratação de funcionários, manutenção do prédio e compra de alimentos. Até o fim do ano, o número deve chegar a 50. Foram investidos cerca de R$ 46 milhões nas 18 unidades. Parte do dinheiro veio dos cofres do governo federal, por meio do Programa Proinfância.
Em discurso, o governador Agnelo Queiroz destacou a importância do apoio do Executivo federal para a execução das obras e reforçou o compromisso de tornar Brasília a primeira cidade do país a ter todas as escolas funcionando em tempo integral. ;Quando as crianças desta creche ingressarem no ensino fundamental, terão também o tempo integral, assim como no ensino médio. Não teremos mais crianças nas ruas;, defendeu.
O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que a meta do governo federal é garantir escola gratuita e de qualidade para todos. ;Acreditamos que a falta de acesso à educação infantil é a raiz da desigualdade social. Quanto mais chances dermos aos nossos meninas e meninos, mais oportunidades eles terão;, defendeu Paim.
Conseguir uma vaga na creche Cepi-Ipê Rosa foi um alívio para a dona de casa Maria de Jesus da Silva, 24 anos. Ela é a mãe de Gabriel, de 2 anos e meio. Após três semanas frequentando as aulas, ela já nota mudança no comportamento do filho. ;Ele brinca mais com outras crianças, conta e até canta. As pessoas na igreja ficam encantadas com ele;, comemora.
Condomínios
No início da noite, o governador Agnelo Queiroz assinou o decreto de regularização de oito dos 54 condomínios inseridos na poligonal da fazenda Paranoazinho, no Grande Colorado. Com o ato, 7 mil pessoas serão beneficiadas. A norma de regularização é um dos últimos passos para a legalização das áreas. Agora, resta a cada parcelamento fazer o acordo financeiro com a urbanizadora Paranoazinho, dona da área, para, enfim, receber a escritura.