A Escola-Classe 407 Norte, de Brasília, leva a sério a importância do esporte para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Os alunos, que estudam em tempo integral, participam de atividades no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) e no Centro Interescolar de Educação Física (Cief) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Assim, este ano, a temática Copa do Mundo foi inserida no projeto político-pedagógico (PPP) da escola, Despertando as Habilidades Esportivas, que atende estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
De acordo com a diretora da instituição, Ana Paula Poças Zambelli dos Reis, o tema Copa do Mundo foi explorado em conteúdos de diferentes disciplinas. Mestre em educação, há 20 anos no magistério e 11 na direção, Ana Paula cita como exemplo, em língua portuguesa, a realização de pesquisas sobre o surgimento do futebol e os principais artilheiros. Em matemática, ela destaca o uso da geometria para a confecção de bandeiras dos países participantes do Mundial.
Nas aulas de geografia a turmas do segundo ano, a professora Jaciléa Gaspar deu ênfase aos países participantes da competição. Os alunos também consultaram o mapa-múndi, o mapa do Brasil e a localização das cidades-sedes dos jogos. ;Houve muita curiosidade por parte das crianças;, salienta. Nas aulas de português, Jaciléa cita a atividade conhecida como caça-palavras, com o tema futebol. ;Uma vez achadas, as palavras eram separadas em sílabas, e os alunos formavam frases.; Com graduação em pedagogia e 14 anos de experiência no magistério, Jaciléa enfatiza o envolvimento de toda a escola com atividades relacionadas a murais e apresentações.
O assunto Copa do Mundo foi abordado também na festa junina da escola. A decoração do prédio e as roupas das crianças, no estilo caipira, tinham as cores verde e amarela. A turma do terceiro ano apresentou a música Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga [1912-1989]. ;Apesar de não ser música específica sobre a Copa, o clima esteve presente, tanto nos ensaios quanto na apresentação;, ressalta a professora Maria Socorro Pereira da Silva. Pedagoga, há 18 anos no magistério, ela acredita que a turma foi bastante participativa em relação aos trabalhos propostos. Maria Socorro percebeu que as crianças já têm conhecimentos sobre o Mundial, o que tornou as discussões em aula ;enriquecedoras;.
Ingressos ; A Escola-Classe 407 Norte está entre as 901 instituições públicas contempladas com ingressos para jogos da Copa do Mundo. Ela recebeu 50 bilhetes para a partida, em Brasília, entre Brasil e Camarões (23 de junho). As instituições de ensino escolhidas, localizadas nas cidades-sedes do Mundial, fazem parte do programa . ;As crianças ficaram muito felizes. É uma oportunidade única para elas, e será inesquecível, sem dúvida;, avalia a diretora.
Quatro alunos de Maria Socorro e dois de Jaciléa foram contemplados com ingressos.
Ascom MEC