postado em 23/09/2014 16:38
Coube ao jovem Carlos Henrique dos Santos Justino, de Mato Grosso do Sul, ler na manhã desta terça-feira (23) o juramento de posse dos 78 estudantes de ensino médio de 16 a 22 anos de idade que participam da 11; edição do projeto Parlamento Jovem Brasileiro. Eles foram selecionados entre 2.079 estudantes de todo o Brasil para o projeto que simula o funcionamento da Câmara dos Deputados ao longo de uma semana.Os alunos participarão de debates e votações como se fossem deputados. Na sexta, vão votar em plenário os projetos apresentados.
O presidente do Parlamento Jovem 2013, William Ferreira da Silva, fez um pronunciamento em que ressaltou a importância do evento. Lembrando a edição anterior, ele afirmou que o Parlamento Jovem é uma experiência única na vida dos estudantes selecionados.
"Vocês foram os mais criativos, os que desenvolveram melhor as suas ideias, e convenceram tanto a coordenação regional quanto a coordenação nacional do Parlamento Jovem de que vocês mereciam estar aqui e representar os estados de vocês", destacou.
Após a solenidade de posse, foi eleita a mesa diretora dos trabalhos. Pedro Renó Gama, de 17 anos, estudante de Itajubá (MG), foi eleito presidente do Parlamento Jovem 2014. Ele é aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio 19 de Março. "Eu realmente espero estar representando bem esses jovens. Se você conhecer cada um deles, vê realmente que o potencial de modificação, de transformação que a gente tem aqui é enorme", disse.
Compõem a chapa eleita a vice-presidente do Parlamento Jovem, Manuella Valença, de Pernambuco; a 1; secretária, Bruna Rayana, estudante cearense; e ainda o 2; secretário, José Djalisson, da Paraíba.
As propostas selecionadas para o Parlamento Jovem foram avaliadas por uma comissão de assessores da Câmara dos Deputados, que analisou os critérios de originalidade, justificativa e clareza. A quantidade de estudantes é proporcional ao número de deputados de cada unidade da Federação.
Confira a do Parlamento Jovem Brasileiro.