Ensino_EducacaoBasica

Galois leva 60 projetos para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Feira é aberta ao público e ocorre entre 13 e 19 de outubro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

postado em 08/10/2014 09:46
Alunos do Galois levam 60 projetos para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Feira é aberta ao público e ocorre entre 13 e 19 de outubro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Robô desenvolvido por alunos inspirado no filme Star WarsCerca de 250 alunos do Galois, do 6; ao 2; ano, participam da 11; edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social. Ao todo, são mais de 60 trabalhos diferentes que vão estar expostos entre 13 e 19 de outubro no Pavilhão do Parque da Cidade. A proposta é vincular a produção científica aos desafios sociais em todas as áreas da sociedade brasileira.

Entre as criações, estão microscópio caseiro, separação de misturas, placas tectônicas, trabalhos que discutem os impactos da cadeia alimentar e vários projetos ligados à tecnologia, como os dos alunos de Robótica, que trabalham na reconstrução de robôs de filmes clássicos, como o AT-AT, da saga Star Wars. ;Essas atividades são importantes para instigar a curiosidade do aluno e a aptidão para pesquisas de novas tecnologias;, destaca Gabriel Lott, professor de Robótica da instituição.

Trilhando o caminho da inovação, os alunos Victor Ryan Chaves, Matheus Baracat, Ricardo Ferrari, João Felipe Castro e Tiago Amorim, do 9; ano, se juntaram para construir um carrinho movido à energia solar. Pela primeira vez na SNCT, a estudante Lara Helena Cardoso, do 2; ano, desenvolveu o tema do evento com um viés mais social, criando um projeto que possibilita captar água da chuva e torná-la própria para o consumo. Para o professor de química do colégio Galois, Alexandre Chacal, a participação dos alunos no evento é muito importante, pois desperta o gosto pela ciência e pela pesquisa.

A 11; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre simultaneamente em 335 cidades no Brasil e reúne escolas, universidades, instituições de pesquisa, institutos de ensino tecnológico, centros, museus, ONGs e outros. O tema desse ano, Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, visa estimular as instituições a abordarem a ciência na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
13 a 19 de Outubro de 8h às 19h
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Programação completa e lista das 335 cidades participantes no

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação