Ensino_EducacaoBasica

Câmara entrega hoje prêmio Darcy Ribeiro de Educação

postado em 18/11/2014 13:30
A Comissão de Educação e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados entregam hoje o prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Anualmente, são reconhecidas três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e na promoção da educação no Brasil. A solenidade ocorre às 17 horas no Salão Nobre.

Este ano, recebem a comenda o ex-deputado Carlos Augusto Abicalil, indicado pelo deputado Ságuas Moraes (PT-MT); a professora Eliza Flora Muniz, indicada pelo deputado Pedro Fernandes (PTB-MA); e o professor Luis Antônio Marcuschi, indicado pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE).


Para a indicação dos candidatos, os deputados avaliam critérios como originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação das ações desenvolvidas. As mesmas categorias são utilizadas pela Comissão de Educação para a escolha dos vencedores.

Premiados

Carlos Augusto Abicalil é ex-deputado federal, graduado em Filosofia, História e Sociologia, pós-graduado em História Contemporânea e mestre em Educação e Gestão Políticas pela Universidade de Brasília (UnB). Referência na área educacional e social, foi representante de base do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso. O ex-parlamentar integra também o Comitê Executivo Mundial da "Internacional da Educação" e preside o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. Quando deputado, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura em 2005.

Eliza Flora Muniz, mestre em Ciência da Educação pela Universidade da Madeira em Portugal, também é especialista em Metodologia do Ensino Superior e licenciada em História e Ciências. Atuou como professora da educação básica e, no ensino superior, como orientadora do curso de especialização em educação do campo, na modalidade a distância. Coordenou ainda a implantação dos centros de capacitação tecnológica pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é coordenadora adjunta dos cursos técnicos da Rede e-Tec/Brasil e Articuladora Institucional do Plano de Ações Articuladas PAR/Maranhão.

Luis Antônio Marcuschi é doutor em filosofia da linguagem pela Universit;t Elangen-Nurnberg e pós-doutor em questões de oralidade e escrita pela Universit;t Freiburg, ambas na Alemanha. Atualmente, é professor titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco e tem várias publicações, muitas sobre temas pioneiros em linguística.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação