O desempenho do Brasil - incluindo as redes federal, estadual e municipal de educação - foi pior em 2013. A média geral dos alunos do 5; ano em português tinha sido de 190,58 em 2011 e, em 2013, o valor foi de 189,72. Em matemática, a pontuação de 209,63 passou para 205,10. No 9; ano, a média nacional para português era de 243 em 2011 e passou para 237,78 em 2013. Em matemática, a pontuação do 9; ano passou de 250,64 para 242,35.
A Prova Brasil abrange todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados. Os colégios recebem testes padronizados de português e matemática, além de questionários contextuais aos estudantes e professores dos anos avaliados, e diretores das unidades escolares. Há ainda um questionário da escola, que é respondido pelo aplicador da avaliação. Só são divulgados os resulados de escolas em que, pelo menos, 50% dos alunos tenham respondido ao teste. Ao todo, 54.836 escolas tiveram proficiências divulgadas nesta edição.
Distrito Federal
A região da capital federal apresentou queda no desempenho tanto de alunos de 5; ano quanto de estudantes de 9; ano em ambas as disciplinas avaliadas. Enquanto em 2011, os anos iniciais do ensino fundamental apresentava notas de 209,7 e 228,7 em português e matemática, respetctivamente, em 2013 o os pontos caíram para 206,1 e 222,96. No 9; ano, a nota de português passou de 254,6 para 242,63; a pontuação de matemática, por sua vez, caiu quase 17 pontos, saindo de 264,7 em 2011 para 247,86 em 2013.
Diferentemente do Distrito Federal, o estado de Goiás teve avanços na Prova Brasil. Em português, o salto do 9; ano foi de pouco mais de 9 pontos. Em matemática, o avanço foi de 7,95 pontos.
A Prova Brasil
Tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em língua portuguesa (leitura) e em matemática. Fornece resultados para cada unidade escolar participante. Os boletins desta edição, disponíveis , apresentam indicadores contextuais sobre as condições em que ocorre o trabalho da escola. Os dados apresentados servem de subsídio para o diagnóstico, a reflexão e o planejamento do trabalho pedagógico, bem como para a formulação de ações e políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação básica.
Saiba mais sobre os resultados nas tabelas:
5; ano
Português | Matemática | |
Escolas federais do Brasil | 244,18 | 257,81 |
Escolas Estaduais do Brasil | 198,22 | 214,11 |
Escolas Municipais do Brasil | 187,30 | 202,53 |
Total Brasil | 189,72 | 205,10 |
Acre | 194,12 | 206,57 |
Alagoas | 162,53 | 174,94 |
Amapá | 163,95 | 175,12 |
Amazonas | 182,18 | 194,36 |
Bahia | 166,72 | 180,34 |
Ceará | 188,37 | 200,06 |
Distrito Federal | 206,61 | 222,96 |
Espírito Santo | 196,19 | 212,21 |
Goiás | 200,51 | 216,08 |
Maranhão | 157,29 | 165,28 |
Mato Grosso | 187,59 | 201,88 |
Mato Grosso do Sul | 195,75 | 211,94 |
Minas Gerais | 208,20 | 225,97 |
Pará | 163,43 | 173,48 |
Paraíba | 172,29 | 186,98 |
Paraná | 207,72 | 227,91 |
Pernambuco | 171,99 | 186,26 |
Piauí | 168,02 | 181,17 |
Rio de Janeiro | 195,74 | 211,73 |
Rio Grande do Norte | 169,28 | 181,63 |
Rio Grande do Sul | 200,28 | 217,02 |
Rondônia | 190,57 | 208,14 |
Roraima | 178,90 | 194,95 |
Santa Catarina | 209,14 | 226,11 |
São Paulo | 204,27 | 222,85 |
Sergipe | 165,34 | 181,33 |
Tocantins | 184,24 | 199,47 |
9; ano
Português | Matemática | |
Escolas federais do Brasil | 298,02 | 321,45 |
Escolas Estaduais do Brasil | 239,84 | 244,41 |
Escolas Municipais do Brasil | 234,35 | 238,85 |
Total Brasil | 237,78 | 242,35 |
Acre | 240,35 | 239,07 |
Alagoas | 216,74 | 221,57 |
Amapá | 223,97 | 221,99 |
Amazonas | 234,48 | 232,69 |
Bahia | 224,02 | 228,26 |
Ceará | 239,03 | 240,73 |
Distrito Federal | 242,63 | 247,86 |
Espírito Santo | 243,44 | 251,94 |
Goiás | 246,98 | 250,32 |
Maranhão | 217,30 |