Ensino_EducacaoBasica

Brasilienses conquistam oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes ganharam um ouro, duas pratas, dois bronzes e três menções honrosas em três categorias

postado em 19/12/2014 18:39
Estudantes de Brasília ganharam oito medalhas na 36; Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O destaque fica por conta de Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, 18 anos, que ganhou um ouro na categoria universitária da competição. A lista com 266 premiados foi divulgada nesta quarta-feira (17). Ao todo, o torneio deste ano contou com 564 mil participantes de todo o país.

As medalhas de prata foram conquistadas pelos alunos Daniel Salles Leite e Luis Carlos Ho dos Santos, ambos no nível 1, para estudantes de 6; e 7; anos do ensino fundamental. Danilo Marinho Fernandes e Yu Hao Wang Xia ficaram com o bronze na categoria para alunos de 8; e 9; anos do ensino fundamental. Três estudantes receberam medalhas de menção honrosa: Aimê Gomes da Mata Kanzaki; Artur Dantas Ferreira; e Kauan Cutrim Pinheiro. Os três competiram no nível 1.

[SAIBAMAIS]Vencedor na categoria universitária, Henrique estudou neste ano no Insitituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A partir de janeiro do próximo ano, será aluno bolsista da École Polytechnique de Paris, na França. ;Eu não estava tão feliz no ITA, mas queria continuar na engenharia. Na École Polytechnique há uma viés mais matemático, o que eu gosto. Também considero que a experiência de morar no exterior vai ser positivo pessoalmente e profissionalmente;, diz.

Henrique participa de competições como a OBM desde 2006, e já teve oportunidade de conhecer países como Holanda, Romênia, Peru e Costa Rica pelos torneios. Ele recomenda estudar ;É bom fazer as provas anteriores para descobrir se você realmente gosta desse tipo de competição. Também é bom entrar em contato com professores e alunos que já participaram. Há diversos fóruns na internet;, conta. O estudante relembra também a possibilidade de participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Para Danilo Marinho, 15 anos, estar entre os primeiros colocados no meio de tantos que participaram da competição é uma vitória. ;É sempre bom ver o quanto estamos aprendendo na sala de aula. Essa é uma conquista importante para o currículo, que também serve como referência e estímulo para outras competições, inclusive internacionais;, disse Danilo, que além de ganhar medalha de bronze na OBM, também levou este ano medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Os alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na OBM serão convidados a participar em janeiro da 18; Semana Olímpica, evento que reúne alunos que poderão ser selecionados para competições internacionais. Os estudantes contemplados com menção honrosa receberão o prêmio em casa, além de participarem do processo seletivo com provas e resolução de listas de exercícios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação