postado em 21/01/2015 18:26
A história da série Família Imperial gira em torno das adolescentes Iara e Lucrécia, ambas interpretadas pela atriz Daniela Piepszyk, que vivem em períodos diferentes da história do Brasil, uma em 2012 e a outra em 1812. A trama ganha corpo quando as duas, na companhia de seus irmãos, trocam de lugar graças a uma penteadora mágica que serve de portal do tempo.
No capítulo intitulado Beija Mão & Beijo Gay, Iara e seu irmão Jonas vão à cerimônia do beija-mão e lá conhecem a Família Real. Iara está intrigada em entender como funciona o amor no século XIX e pede a Dom João que não se façam mais casamentos por interesse. Já Jonas está mais interessado na invenção da privada. E por causa de suas ideias revolucionárias, ele chama a atenção do pequeno Dom Pedro, com quem trava amizade e por quem Iara se apaixona.
Enquanto isso, em 2012, Lucrécia e Alphonso participam de um casamento gay e descobrem, abismados, que o amor no século XXI vai muito além do que combinações de interesse.
Dirigida por Cao Hamburguer, a série aborda a história do Brasil com diversão sem abandonar o lado educativo. Foi a única produção do país a ganhar prêmio do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano na categoria 7 a 11 anos (ficção) em junho de 2013. Classificação: 10 anos.