Meio Ambiente no Século 21 é o tema central do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) desenvolvido na Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva, em Santana, município da região metropolitana de Macapá, Amapá. Iniciado em 2010, o programa tem sido bem aceito por professores e alunos.
;Essa aceitação pode ser constatada pela participação ativa e envolvimento manifestado nos diversos trabalhos;, explica a coordenadora pedagógica Francisca de Moraes Guedes, que atua como articuladora do programa. ;Os alunos participam de todas as atividades de maneira exemplar.;
Oficinas de teatro, música e dança, aulas de futsal, voleibol, informática, momentos para leitura e realização de experiências científicas são algumas das atividades do programa. ;Os estudantes aprendem e se divertem;, avalia a coordenadora. De acordo com Francisca, o ProEMI dá oportunidade à escola de elaborar o próprio currículo e trabalhar com os anseios dos alunos e da comunidade. ;Considero o ProEMI um crescimento na educação;, ressalta. ;Ele busca garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornam o currículo mais dinâmico, atendendo às expectativas dos alunos e às demandas da sociedade local.;
A professora salienta que o programa leva alunos e professores a se tornarem pesquisadores e cria condições para melhorar a qualidade do ensino médio.
Na visão do pedagogo Romildo Ferreira Holanda Júnior, diretor da escola, o programa visa a garantir uma educação de melhor qualidade. ;Percebe-se que o índice de reprovação e abandono está diminuindo gradativamente;, diz Romildo, que está há 20 anos no magistério.
Campo ; Em 2014, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável tiveram destaque no ProEMI, com a realização de trabalho de campo na reserva particular de patrimônio natural Revecom, em Santana. O trabalho teve o sentido de aproximar teoria e prática.
Na fase inicial, chamada de pré-campo, os professores sugeriram formas interdisciplinares de desenvolvimento do trabalho. Também foram realizadas aulas expositivas para discutir o tema a partir de diferentes abordagens disciplinares ; história, sociologia, geografia, química, física e biologia.
Na etapa denominada de campo ocorreu a aula prática, com participação de alunos, professores e funcionários da . No pós-campo, foram realizadas palestras, exposição fotográfica e atividades de sensibilização da população no entorno da escola.
De acordo com a professora Francisca, também desenvolveu projeto sobre a relação entre a migração e o mercado de trabalho no Amapá ; o estado tem sido destino de fluxos migratórios ;, na tentativa de compor um quadro analítico da realidade das famílias dos alunos, além de tentar entender parte da realidade do estado.
Há 22 anos no magistério, a professora tem licenciatura em geografia, especialização em supervisão escolar e mestrado em ciências da educação.