Para os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) João Sigora, 26 anos, Thaís Queiroz, 28, e Guilherme Ávila, 25, a educação pode acontecer em um passe de mágica. Eles desenvolveram um projeto que auxilia crianças até 6 anos a aprender por meio de truques simples e muita criatividade e imaginação.
A ideia deu certo e foi selecionada entre outras 20 mil para concorrer ao prêmio Hult Price, uma competição que incentiva a criação de projetos sociais inovadores. A primeira etapa ocorre em 13 de março, em Dubai, Emirados Árabes. Segundo João Sigora, formado em relações internacionais, as expectativas são as melhores. ;A competição é difícil, mas o projeto atende a todos os pré-requisitos e foi aprovado pelos pedagogos e pelas crianças que o conheceram. Trabalhamos muito, demos o nosso melhor e estamos muito confiantes;, afirma. O grupo viaja na próxima segunda-feira (9).
O kit, que custa menos de R$ 3, foi criado como uma opção financeiramente possível para estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças de 0 a 6 anos, em fase pré-escolar. Ali são encontradas cinco mágicas que ensinam raciocínio lógico, matemática, memória e habilidades de socialização, linguísticas e sensoriais. Guilherme Ávila, formado em economia e mágico profissional, acredita que falar por meio de cores e números pode ensinar muito à crianças que não têm acesso à educação de qualidade. ;Através da mágica, qualquer pessoa pode interagir com as crianças, é uma ótima oportunidade para a família aprender em conjunto. Assim, crianças que ainda não estão na faixa contemplada pelo governo, podem aprender o que crianças a partir de 7 anos estão estudando no sistema formal;, explica. Além de econômicos, os materiais são feitos com produtos ecologicamente corretos.
Para Thaís Queiroz, doutoranda em relações internacionais, estar na competição tem ensinado aos próprios participantes. ;Aprendemos muito sobre empreendedorismo e como ele tem poder de impacto social e melhorar a sociedade;. Se ganharem o prêmio final, de US$ 1 milhão, os estudantes abrirão uma empresa para tirar todas as ideias do papel. ;Vamos criar, produzir, melhorar e vender os kits para fazermos a diferença na educação infantil;, espera.