Ensino_EducacaoBasica

Professores do DF voltam à Praça do Buriti para avaliar as promessas do GDF

Aproximadamente 1,5 mil docentes se reuniram em assembleia na manhã desta quinta-feira (9)

postado em 09/04/2015 11:33
Com indicativo de greve, professores se reúnem nesta quinta (9) Durante a manhã desta quinta-feira, cerca de 1,5 mil professores, segundo informações do Sindicato dos professores (Sinpro) se reuniram em assembleia na praça do Buriti para verificar o cumprimento do plano de carreira, avaliar a política de educação do Governo do Distrito Federal (GDF) e eleger representantes para comissão de negociação para discutir com o governo revindicações dos professores durante o segundo semestre deste ano. A reunião foi marcada na última assembléia, em 27 de março, quando a categoria exigia do governo o pagamento dos salários atrasados.

Assim como prometido, o GDF pagou o 13; salários dos professores que fazem aniversário em dezembro - o pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento do servidor-, rescisão contratual dos professores temporários e férias dos professores efetivos e temporários. Porém, o sindicato alega que a categoria tem outras demandas. ;A nova pauta de negociação tem reivindicações como isonomia salarial, plano de saúde e principalmente melhoria nas condições de trabalho, como a redução do número de alunos por sala de aula e mais segurança nas escolas;.

A categoria decidiu ficar em estado de mobilização e farão 5 plenárias - reuniões setoriais - entre os meses de abril e maio e agendaram assembleia geral, com compactação de horário, em 17 de julho às 14h30, na praça do Buriti. A reunião de hoje não teve grande participação dos professores. Para a diretora do Sinpro Nilza Cristina Santos a baixa movimentação se deve ao foto do GDF ter pago as dívidas relativas aos benefícios que estavam atrasados. ;Muitos professores não vieram hoje porque os débitos salariais foram resolvidos, mas precisamos continuar com assembleias e reuniões para garantir o cumprimento de outros benefícios e melhorias nas condições de trabalho ;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação