Ensino_EducacaoBasica

Günter Grass, Nobel de Literatura

postado em 14/04/2015 10:36
Ganhador do Prêmio Nobel, Günter Grass morreu no norte da Alemanha (Pedro Armestre/AFP - 21/5/07)
Ganhador do Prêmio Nobel, Günter Grass morreu no norte da Alemanha


;Mesmo os livros ruins são livros e, portanto, sagrados;, escreveu Günter Grass em um dos seus best- sellers O tambor (1959). O alemão ; apaixonado pela literatura, ofício que lhe rendeu um prêmio Nobel, em 1999 ; morreu na manhã de ontem, aos 87 anos, em uma clínica de Lübeck, norte da Alemanha. Até o fechamento desta edição, a causa da morte não havia sido divulgada. Atento às limitações do corpo já debilitado, Grass anunciou, em janeiro do ano passado, que pararia de escrever. ;Não penso que consiga ainda (escrever) um romance. Meu estado de saúde não me permite conceber projetos de cinco ou seis anos, e esta seria a condição para o trabalho de pesquisa de um projeto como esse;, disse ao periódico alemão Passauer Neue Presse.

Ícone da literatura alemã pós-guerra, Grass ficou conhecido por registrar, como poucos, o surgimento e horrores do nazismo e da 2; Guerra Mundial. Em O tambor, ele mostra a trajetória de Oscar Matzerath que decide parar de crescer ainda criança, pois não entende nem pretende entender os adultos.

Na época de lançamento, a obra recebeu uma enxurrada de críticas e elogios pelo realismo do conteúdo. Em 1978, o diretor Volker Schl;ndorff adaptou o livro para o cinema. O longa-metragem homônimo ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1980.

O livro abre a Trilogia de Danzig, também composta por Gato e rato e por Anos de cão, trabalhos que seguem a temática bélica e suas consequências imediatas.

Polêmicas

As polêmicas pareciam reger a trajetória de Günter Grass. Além da repercussão com O tambor, o escritor chamou a atenção do público e da crítica em Descascando a cebola. No livro, afirmou ter pertencido à Waffen-SS (unidade do partido nazista responsável por manter a reprodução do Holocausto). Ele disse que o ingresso na organização aconteceu quando ainda era jovem, aos 17 anos, e que não foi voluntário. A declaração revoltou o então presidente Lech Walesa.

Em 2012, o alemão escreveu o poema O que é preciso dizer, no qual acusava Israel de colocar em perigo a paz mundial em virtude da produção de armas nucleares. O governo do país o declarou ;persona non grata; e proibiu a entrada no território hebreu.

As críticas de Grass também chegaram aos Estados Unidos. Em 1989, assinou uma carta em que pedia a George Bush um diálogo com a Nicarágua. Anos depois, questionou a atuação de George W. Bush, político que ele considerava uma ameaça à paz mundial pelas ações na guerra do Iraque.


Obras

O tambor

Gato e rato

Anos de cão

Descascando a cebola A ratazana

A caixa ; Histórias da câmara escura

Meu século

Um campo vasto

Últimas danças

Meu século

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação