postado em 14/04/2015 13:25
Voltada a discutir temas relacionados à discriminação racial, a 12; Semana Martin Luther King, que começa nesta quarta-feira, em São Paulo, terá a participação do ministro da Educação, Renato Janine, que colocará a educação como um meio de minimizar preconceitos.Janine participa da Mesa 1, com o tema Linha de Montagem do Preconceito ; Reprodução de Uma Mentira. Convidado ainda como professor da Universidade de São Paulo (USP), antes do convite da presidenta da República, Dilma Rousseff, para assumir o Ministério da Educação, o ministro acrescentará o tema no debate.
A semana existe desde 2004, pautada pelas lutas de Martin Luther King, ativista que buscou direitos dos negros, para gerar uma reflexão sobre o legado deixado por ele.
Antes, no início da tarde, o ministro visita o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), também em São Paulo, uma organização sem fins lucrativos que existe desde 1987. Lá, Janine vai discutir sugestões para a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades, que são os focos do Cenpec.